person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Aplicação da 2ª dose da Astrazeneca tem movimento tranquilo em Porto Alegre

Imunizante foi ofertado em 32 postos de saúde e farmácias parceiras nesta quarta-feira

| Foto: Guilherme Almeida

O movimento nos postos de saúde e nas farmácias de Porto Alegre foi tranquilo, na manhã desta quarta-feira, para as pessoas que foram em busca da aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca. Não foram registradas filas nas 32 unidades de saúde e nas 21 farmácias parceiras da prefeitura.

Tanto no colégio estadual Júlio de Castilhos, que tinha um ponto de vacinação específico para a aplicação do imunizante da AstraZeneca, quanto o Centro de Saúde Santa Marta, não havia aglomeração. Nas farmácias Panvel e Associadas, as duas localizadas na rua dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre, havia pouca gente na fila.

No auditório do Julinho, a dona de casa Mary Silva Amorim disse que estava muito feliz por ter realizado a segunda dose da Astrazeneca. Morado do bairro Glória, ela chegou ao Julinho por volta das 8h. "Graças a Deus completei as duas vacinas. Agora, é seguir me cuidando com o uso da máscara e o distanciamento social", comentou ela.

Moradora do bairro Azenha, a comerciária Eliane Freitas, depois de receber a vacina fez um agradecimento aos trabalhadores de saúde. "Estou feliz pela vacinação e querendo que tudo isso passe de uma vez", acrescentou. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou na terça-feira a aplicação da segunda dose do imunizante da Astrazeneca para as pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas. O atendimento nos 32 postos de saúde para a realização da segunda dose da Astrazeneca acontece das 8h às 17h. Já  21 farmácias parceiras do Município, a aplicação do imunizante pode ser feito das 9h às 17h. Somente na farmácia do shopping Iguatemi, na rua João Wallig, na zona Norte da Capital, o atendimento ao público ocorre a partir das 10h.

Para se vacinar, as pessoas precisam apresentar documento de identidade e a carteira de vacinação. A decisão de antecipar a aplicação da segunda dose de 12 para dez semanas foi discutida entre o governo do Estado e os municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

Cláudio Isaías