person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Aplicação da quarta dose para maiores de 60 anos começa com movimento tranquilo em Porto Alegre

Imunização contra a Covid-19 é aplicada em 23 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa

| Foto: Alina Souza / CP Memória

A vacinação contra a Covid-19 está em uma nova etapa em Porto Alegre, com a redução da faixa etária elegível para receber a quarta dose. Desde esta quarta-feira, podem recebê-la moradores acima de 60 anos. De acordo com a Prefeitura, a medida foi tomada após a chegada de mais 25 mil unidades do imunizante. Na Clínica da Família Navegantes, na Zona Norte, o movimento foi maior no começo da manhã e se normalizou ao longo das horas seguintes. Muitas pessoas procuravam o local em meio ao frio intenso para também reforçar sua proteção contra a gripe. 

Ao todo, 23 unidades de saúde e o Shopping João Pessoa imunizam na Capital. A gerente da Clínica da Família, Maíra Basquerote, diz que o aumento dos casos de Covid-19 requer atenção por parte da população, especialmente as pessoas que estão com a aplicação da vacina atrasada. “Fazemos um apelo para que aqueles que podem se vacinar, venham e normalizem a situação da caderneta. A vacina representa a proteção. Não podem ser esquecidas também a imunização da influenza”, afirmou ela. 

A aposentada Ana Iara Santos Almeida, 66 anos, foi ao local para receber a terceira dose. “Me sinto muito mais segura me vacinando. Ela traz segurança para nós. Eu até deixei de visitar outras pessoas por causa da pandemia”, disse. Ana já contraiu a Covid-19, mas comenta que teve apenas gripe leve e tosse. A assistente administrativa Marilu Magagnin, 51, também recebeu a terceira aplicação. Ela foi ao posto acompanhada da filha Sara, 12. 

“As pessoas têm mais liberdade depois que tomam a vacina. Temos que manter alguns cuidados, como o uso de máscara, e evitar aglomerações”, comentou. A Prefeitura não tem dados sobre quantas pessoas podem receber a vacina agora, nem o número daquelas com doses em atraso. Conforme o monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), porém, 91 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, estão com a 2ª dose atrasada em Porto Alegre, e 341 mil estão com a dose de reforço em atraso.

Felipe Faleiro