person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Aplicação da segunda dose da Coronavac em Porto Alegre registra longas filas

Secretaria Municipal da Saúde retomou imunização nesta quarta-feira para quem recebeu a primeira há 28 dias ou mais

| Foto: Ricardo Giusti

A retomada da aplicação da segunda dose de Coronavac contra a Covid-19 em Porto Alegre ocorre com movimento intenso nos locais designados pela Prefeitura. Na manhã desta quarta-feira, antes mesmo abertura dos serviços nas três Unidades Básicas de Saúde, às 8h, e no drive-thru da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), às 9h, longas filas já eram registradas. Neste último local, os carros ocupavam a faixa lateral da avenida Bento Gonçalves, tornando o trânsito disponível apenas em meia pista.

Fila para o drive-thru da PUCRS ultrapassava as imediações do Carrefour. / Foto: Ale Escouto / Especial / CP 

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), espera-se que o quantitativo disponível resista à demanda até sexta-feira– a estrutura de vacinação será disponível apenas para a segunda dose até essa data. A orientação, portanto, é de que se permaneça na fila. 

Fila de carros se estendeu pela avenida Bento Gonçalves / Foto: Luiz Felipe Mello / Especial / CP 

Na Unidade de Saúde (US) Santa Marta, no Centro Histórico, uma longa fila também se formou. A quantidade de pessoas buscando o imunizante fez com que ela desse voltas na quadra onde está localizado a US.


Uma longa fila se formou nos arredores da US Santa Marta, no Centro - Foto: Jonathas Costa / Especial / CP

Na Unidade de Saúde Camaquã, as pessoas levaram cadeiras de praia para aguardar a sua vez. Estima-se que mais de mil moradores da Capital esperavam no local. Além disso, havia um ponto de vacinação da Pfizer para aqueles com 60 anos ou mais e de 56 anos a 59 anos, com comorbidades. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em razão do intenso fluxo de veículos, chegou a bloquear a rua João Pitta Pinheiro Filho, onde fica a unidade.

Na Unidade Camaquã, a movimentação também foi grande durante esta quarta / Foto: Guilherme Almeida 

Neste momento, as doses são para aqueles que receberam a primeira injeção há 28 dias ou mais – exclusivamente pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio que receberam a primeira dose no dia 8 de abril, ou em data anterior. Essa quantidade será suficiente para cobrir 97% do público que se vacinou com as doses recebidas dia 20 de março. 

*Com informações do repórter Cláudio Isaías 

Eric Raupp