person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Aprovada primeira etapa da revitalização da Orla do Guaíba

Estudo de Viabilidade Urbanística permite iniciar processo de licitação na área próxima do Gasômetro

Aprovada primeira etapa da revitalização da Orla do Guaíba | Foto: Divulgação/PMPA
O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do projeto de parque na Orla do Guaíba foi aprovado nesta terça-feira, por conselho presidido pelo secretário do Planejamento de Porto Alegre, Márcio Bins Ely. É a primeira etapa da revitalização da orla e corresponde ao trecho de um quilômetro, entre a Usina do Gasômetro e as quadras esportivas, com cerca de seis hectares de área.

O projeto prevê restaurantes, bares, sanitários, vestiários, locais de apoio aos ambulantes e módulo de segurança. Também serão construídos decks de madeira, passarelas, ciclovias, escadarias, jardim aquático, novas quadras esportivas e estacionamento.

A intenção da prefeitura é fazer a revitalização dos 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba. A proposta, desenvolvida pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, prevê integração com o projeto do Cais Mauá.

O EVU indica medidas para reduzir e compensar impactos que as obras possam ter no ambiente da cidade. A previsão é de que a prefeitura abra licitação para executar a iniciativa até o final deste semestre.

De acordo com o arquiteto, a revitalização deverá ter baixo custo de manutenção e poucos elementos que bloqueiem a vista. “Criamos um projeto de ecoarquitetura, que aproxima e as pessoas da água e fortalece a ideia de um parque no local”, enfatizou Lerner.

Bookmark and Share

Correio do Povo