person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Astronautas da Discovery concluem primeira caminhada espacial

Americanos realizaram instalação elétrica em módulo da Estação Internacional

Astronautas da Discovery concluem primeira caminhada espacial | Foto: AFP/Reprodução
Dois astronautas do ônibus espacial Discovery concluíram com sucesso a primeira das duas caminhadas espaciais previstas, na missão que encerrará o trabalho da mais velha das três naves da frota, que está acoplada com a Estação Espacial Internacional (ISS) desde sábado, anunciou a Nasa.

Steve Bowen, de 47 anos, e Alvin Drew, de 48, regressaram à câmara de descompressão da Estação às 22H20 GMT (19H20 de Brasília), encerrando oficialmente uma caminhada de seis horas e 34 minutos no espaço.
A segunda saída está prevista para quarta-feira com estes dois mesmos astronautas.

Os astronautas completaram sem dificuldade todas as tarefas relacionadas à instalação de uma extensão elétrica entre os módulos americanos da ISS, Unity e Tranquility. Este cabo irá fornecer acesso a uma fonte elétrica de emergência e faz parte da preparação de instalação, na terça-feira, do módulo de carga multifuncional Leonardo, no Unity, que será conectado de modo permanente à ISS para oferecer um volume suplementar de reserva.

Além disso, eles retiraram uma bomba de amônia defeituosa de 362 kg, que foi substituída em agosto de 2010, para depositá-la sobre uma plataforma e depois trazê-la à Terra. Também tinham programada a instalação de um mecanismo sob uma das câmaras da ISS que permite a instalação posterior de peças de reposição, agora que a estrutura de reserva exterior, o Express Logistics Carrier-4, está atada à ISS.

Os dois astronautas também deveriam abrir e encher com o vazio do espaço um cilindro metálico que faz parte de uma experiência da agência espacial japonesa chamada "Message in a bottle" (mensagem em uma garrafa).
A garrafa será trazida para a Terra para ser apresentada em exposições públicas. A especialista da missão Nicole Stott dirige do interior da ISS as atividades dos dois astronautas e coordena as comunicações entre eles e o centro de controle em Houston (Texas, sul).

O comandante da tripulação da ISS, Scott Kelly, e Mike Barratt, especialista de missão do Discovery, dirigem o braço robótico da Estação, de 17,6 m de comprimento, para carregar a bomba de amônia defeituosa e outros equipamentos durante a caminhada espacial. Trata-se da 154ª saída de astronautas ao espaço no âmbito da construção da ISS, iniciada em 1998 e que deveria estar completa neste ano.

A utilização da ISS foi prolongada de 2015 pelo menos até 2020. Dezessete países participam do projeto, inclusive o Brasil, que enviou o astronauta Marcos Pontes em uma nave russa Soyuz, em 2006. O custo projetado da instalação  é de US$ 100 bilhões, financiados em sua maior parte por Estados Unidos e Europa.

AFP