person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Atendimentos da Unidade Álvaro Alvim vão seguir no prédio do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre

Instituição confirmou de forma definitiva que a antiga unidade será desativada e o prédio devolvido à União

Os atendimentos seguirão sendo feitos normalmente | Foto: Ricardo Giusti

Por oito anos o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) manteve na Unidade Álvaro Alvim (UAA) o serviço de Psiquiatria de Adição para dependência química. Mas em março, a pandemia acelerou os planos de fechamento do local – anunciada no final de 2019 -, com a transferência de profissionais e do próprio serviço para o prédio principal do (HCPA). Agora a instituição confirma de forma definitiva que a antiga unidade será desativada e o prédio devolvido à União. Os atendimentos seguirão sendo feitos normalmente.

A unidade, que possuía pelo menos 60 leitos, contava também com uma estrutura completa para internações e ambulatório. Mas no começo da pandemia, os serviços prestados na UAA chegaram a ficar reduzidos, com os profissionais também sendo deslocados para atender as demandas oriundas da pandemia de Covid-19.

Soma-se a isso ainda, os novos locais de atendimento dentro do HCPA, que acabaram gerando queixas de alguns dos pacientes da forma como atendimento vinha sendo prestado.  Mas de acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a Álvaro Alvim não irá mais reabrir. 

O Serviço de Psiquiatria de Adição tem um programa que oferece tratamento para as fases agudas de dependentes químicos e acompanhamento posterior em um programa de recuperação em estágios, por equipe multiprofissional. Atende das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira no prédio principal do HCPA. Informações pelo telefone (51)3359-8000 ou no site da Psiquiatria de Adição. 

Gabriel Guedes