person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Atingidos por enchentes começam a limpar casas em Eldorado do Sul

Moradores se juntaram para vigiar casas e evitar saques

Muitas famílias já conseguiram retornar para casa em Eldorado do Sul | Foto: Samuel Maciel
Alguns pontos da cidade de Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre, ainda estão com o nível de água alto nas ruas, mas muitas famílias já conseguiram retornar para casa. Nesta quarta-feira foi dia de limpeza em muitas residências. Volnei Alves Correa destinou o turno da tarde para tirar o que resta de água e o barro de dentro de casa. No final de semana, a água estava na altura do joelho. Por isso, ele, a esposa e as duas filhas foram para a casa de parentes. “Pelo o que estão nos falando, até sábado a água deve baixar por completo”, disse Correa.

Durante a manhã de hoje, Thales Inácio foi vistoriar como estava sua casa. “Tem um pouco de água ainda, mas consegui limpar os quartos”, contou. Os seus vizinhos se uniram para conseguir cuidar das residências, principalmente à noite. Afinal, nos últimos dias, quatro casas vizinhas foram saqueadas. “Um dos moradores tem uma laje e nos revezamos para ficar ali e cuidar dos pertences que restam. Ficamos na casa de parentese todos os dias alguém ficam aqui cuidando”, explicou Luis Paim, que ainda está com parte da casa inundada.

Nas ruas já era possível ver o recuo da água. A entrada da cidade pela BR 290, que esteve totalmente bloqueada nos últimos dias, foi parcialmente liberada na tarde de terça-feira. A avenida Getúlio Vargas, por exemplo, onde antes o acesso não era possível, já recebia o trânsito de veículos e o grande parte do comércio pode abrir as portas, enquanto ainda faziam a limpeza do estabelecimento. Até o início da tarde, a Defesa Civil não sabia estimar quantas pessoas já haviam retornado para casa.

Jéssica Mello