person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Balada Segura em Porto Alegre registra 1,2 mil motoristas embriagados em 2017

As 144 operações no primeiro semestre abordaram 10.074 condutores e aplicaram 4.687 multas

As 144 operações no primeiro semestre abordaram 10.074 condutores e aplicaram 4.687 multas | Foto: Fabiano do Amaral
As 144 operações do Balada Segura deste primeiro semestre em Porto Alegre, coordenadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), resultaram na autuação de 1.298 motoristas por álcool ao volante. Ao todo, os agentes da EPTC, com apoio do Detran, Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, abordaram 10.074 condutores, totalizando 4.687 multas. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), beber e dirigir, constatado pelo etilômetro, ou recusa ao teste, representa infração gravíssima, multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Somadas às ações do Balada Segura, a EPTC já realizou 377 blitze em 2017. Em todo o ano passado foram 569 operações. Além das ações do Radar Móvel, em pontos visíveis, blitze prosseguem diariamente nas ruas da cidade, com foco na segurança.

Marcelo Soletti, diretor-presidente da EPTC, afirma que uma mudança de cultura para uma circulação mais segura depende do esforço de toda a sociedade: “Antes da preocupação com a ilegalidade do ato, devemos ter consciência dos riscos de acidentes em beber e dirigir. Riscos não só para quem bebe e dirige, mas para passageiros e demais pessoas que circulam pelas ruas, motoristas e pedestres”.

Correio do Povo