person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Bancários fazem manifestação no Centro de Porto Alegre

Reivindicando reajuste, categoria estuda possibilidade de paralisação neste mês

Categoria estuda possibilidade de paralisação neste mês | Foto: André Ávila / SindBancários / CP
Bancários realizaram nesta quinta-feira uma passeata pelas ruas centrais de Porto Alegre, encerrando o ato na Avenida Borges de Medeiros, na Esquina Democrática. O movimento, que gerou transtornos no trânsito em hora de pico, alertou a população que, se a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não avançar nas negociações do reajuste salarial, poderá ser deflagrada greve.

O diretor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi/RS) e membro do Comando Nacional dos Bancários, Juberlei Bacelo, lembra que nesta sexta, em São Paulo, haverá a sétima rodada de negociação com a entidade patronal. “Depois dela, o categoria irá se reunir e, se a proposta não agradar, poderemos marcar o início da greve”, avisa.

A paralisação poderá ocorrer ainda em setembro ou nos primeiros dias de outubro, conforme previsão de Bacelo. Apesar de ainda não haver acerto sobre o andamento do movimento, na segunda-feira iniciaram-se paralisações em algumas agências privadas, na Capital.

Nesta quinta, houve ato na Superintendência do Banrisul no turno da manhã. A categoria luta por um reajuste salarial de 12,5%, mais Programa de Participação nos Lucros e melhores condições de trabalho. “Estas são as nossas principais demandas”, diz Bacelo. Em 2013, a remuneração teve 8% de aumento. “Não abrimos mão de um ganho real neste ano como forma de recuperar perdas do passado”, acrescenta.

Além da reunião com a Fenaban em São Paulo, estão agendadas para os dias 24 e 25 a terceira rodada de negociação específica com o Banrisul e, no dia 26, a rodada com o Banco do Brasil.

Bookmark and Share

Correio do Povo