person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Bloqueio em estação afeta coleta de lixo da tarde em Porto Alegre

DMLU informou que caminhões não conseguiram fazer segunda viagem do dia <br />

Protesto de municipários bloqueia estação de transbordo de lixo em Porto Alegre desde a manhã | Foto: Simpa / Divulgação / CP
O bloqueio realizado por municipários grevistas em frente à Estação de Transbordo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre começa a impactar nas rotas das coletas da tarde desta quarta-feira. De acordo com o DMLU, o bloqueio causa um efeito cascata na coleta de lixo orgânico e rejeitos de toda a Capital.

O DMLU informou que os caminhões concluíram as coletas programadas pela manhã. No entanto, a segunda viagem do dia é que começa a ser prejudicada. Somente a coleta de lixo orgânico e de rejeitos está sendo impactada, já que os resíduos recicláveis são encaminhados diretamente para as Unidades de Triagem conveniadas ao DMLU.

Segundo o secretário municipal de serviços urbanos, Ramiro Rosário, a ação do movimento grevistas prejudica toda a cidade. “A estação de transbordo do DMLU é um ponto vital da cidade e não pode ser objeto de pressão para outros fins, pois impacta, inclusive, em questões de saúde pública”, afirmou Rosário.

A Guarda Municipal está no local desde a manhã desta quarta-feira. A prefeitura informa que encaminhou à procuradoria responsável informações e registros sobre a ação em frente à Estação de Transbordo para que sejam adotadas as medidas legais cabíveis.

A mobilização dos municipários é contra o parcelamento dos salários - que ocorre desde junho. Eles reivindicam também a retirada de projetos de lei enviados pela Prefeitura à Câmara Municipal que alteram o Estatuto dos Funcionários Públicos e a Lei Orgânica.

Correio do Povo