person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

BR 158 é liberada após três horas de manifestação em Santa Maria

Grupo protestou contra falta de luz, que já dura cinco dias

BR 158 ficou bloqueada por cerca de três horas | Foto: PRF / Divulgação / CP
Foi encerrada após quase três horas a manifestação que interrompia a BR 158 no km 321, entre Itaara e Santa Maria, na região Central do Estado. O grupo de cerca de 80 pessoas protestou em razão da falta de energia elétrica que já dura cinco dias na vila Bilibio, em Santa Maria.

Com galhos de árvores e pedaços de madeira, o grupo trancou a rodovia nos dois sentidos por volta das 19h. Segundo os manifestantes, a falta de luz persiste desde a madrugada de quinta-feira, após o temporal que atingiu diversas regiões do Estado.

O bloqueio gerou um congestionamento de oito quilômetros no sentido Júlio de Castilhos-Santa Maria. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) permaneceu no local após a liberação da via para acompanhar a situação. Durante o protesto, veículos de passeio puderam desviar pela estrada do Perau. Os caminhões, no entanto, não podem fazer a travessia.

Os manifestantes solicitaram a presença da AES Sul, responsável pelo conserto. A PRF intermediou a negociação e a concessionária assegurou que trabalha para normalizar o sistema, ainda que não dê prazo para o retorno da energia. De acordo com último comunicado da empresa, o desabastecimento persiste para 20 mil clientes. As cidades mais atingidas são Santa Maria, Cachoeira do Sul, São Gabriel, São Sepé, Jaguari, São Francisco de Assis, Alegrete e Canoas.

Rádio Guaíba