person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Buraco na calçada no bairro Rubem Berta gera preocupação em moradores

Comerciantes da região impediram que um homem e uma criança caíssem no local

Buraco em uma calçada da avenida Adelino Ferreira Jardim, no bairro Rubem Berta, preocupa a população | Foto: Guilherme Testa

Os moradores e comerciantes da avenida Adelino Ferreira Jardim, no bairro Rubem Berta, na zona Norte de Porto Alegre, têm enfrentado muitos problemas em função de um buraco que abriu na calçada. Para alertar os pedestres e evitar acidentes, eles chegaram a sinalizar o local com restos de madeira e um orelhão de telefone na calçada. A abertura na calçada fica na altura do número 601.

A proprietária de uma loja na região, Cláudia Bastos, disse que o buraco surgiu há dois meses e na noite de segunda-feira, com a chuva forte que atingiu a cidade, um homem quase caiu ao tentar se proteger da instabilidade forte. A chuva cobriu a calçada, o que impossibilitou o pedestre de ver o buraco.

"Está muito perigoso e a impressão é que aumenta a cada dia. Além disso, ficou arriscado circular na região", comentou.

Na quarta-feira pela manhã, por volta das 9h, os comerciantes impediram que uma criança caísse no local. A aposentada Mercedes Moraes afirmou que a comunidade está cansada de esperar pelo poder público. Segundo ela, diversos pedestres com medo de que possa ocorrer algum acidente decidiram não utilizar a calçada.

Segundo Cláudia Bastos, uma equipe do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) esteve no bairro Rubem Berta há cerca de um mês para verificar a situação. No local, eles chegaram a mexer no buraco e decidiram colocar um cavalete para isolar a área.

Já Mercedes Moraes afirmou que os moradores estão pedindo uma solução definitiva para a prefeitura de Porto Alegre porque existe o receio de que possa ocorrer uma tragédia com uma pessoa que venha a cair no local. O Dmae informou que uma equipe da zonal Norte irá até a avenida Adelino Ferreira Jardim para realizar uma vistoria na estrutura do buraco.

Equipes do Dmae estiveram no local e constataram que o problema é na rede pluvial. Equipes de Coordenação de Águas Pluviais foram acionadas para realização de vistoria. 

Cláudio Isaías