person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Café da Manhã Social visa retirar pessoas que moram nas ruas de Porto Alegre

Evento antecede o Natal Sem Fome, idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza

Além da alimentação, os voluntários procuram ajudar no encaminhamento de documentos | Foto: Alina Souza
Mais um “café da manhã social” foi realizado neste domingo para moradores de rua, ocorrendo na praça General Daltro Filho, entre a avenida Borges de Medeiros e as ruas Coronel Genuíno e Demétrio Ribeiro, no Centro de Porto Alegre. A iniciativa foi organizada pelo Núcleo População de Rua Porto Alegre, ligado ao Fórum Fome Zero.

“Nosso objetivo é tirar essas pessoas das ruas. A comida é um chamariz para organizá-los, mas apenas alimento não resolve. Precisamos ir além, pois o povo da rua vive com muitas dificuldades”, explicou um dos coordenadores, Reinaldo Luiz dos Santos, citando a parceria com outros movimentos afins, inclusive religiosos.

Além da alimentação, os voluntários procuram ajudar no encaminhamento e regularização, por exemplo, de documentos. “Temos dez moradores que dormiam na Praça da Matriz e que hoje estão fora das ruas”, recordou, criticando a falta de efetivas políticas públicas por parte do município. “Tomamos para nós o que o poder público insiste em não fazer”

Reinaldo Luiz dos Santos afirmou que a ideia é ampliar o “café da manhã social” para outras cidades, citando que as primeiras mobilizadas foram Santa Maria e Santa Cruz do Sul. “Existem um comitê estadual de população de rua no qual temos assentos”, assinalou. Nos encontros, as pessoas relataram como vivem e seus problemas. Segundo ele, o “café da manhã social” antecede o “Natal Sem Fome”, campanha idealizada em 1993 pela organização não-governamental Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.

O evento acontecerá no dia 17 de dezembro em várias cidades brasileiras. Em Porto Alegre, o evento ocorrerá no viaduto da Conceição, da 7h às 13h, com uma série de serviços incluídos. “As entidades se somam”, destacou. Reinaldo Luiz dos Santos aproveitou para pedir doações para o movimento.

Correio do Povo