person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Calçadas do Centro Histórico começam a ser recuperadas

Obras devem ser concluídas até o dia 15 de novembro

| Foto: GUILHERME ALMEIDA

As calçadas do Centro Histórico de Porto Alegre estão sendo recuperadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURb). Os trabalhos começaram no entorno do Chalé da Praça XV e devem estar concluídos até o dia 15 de novembro. A iniciativa faz parte do programa Centro+.

No local, estão sendo recolocadas pedras soltas e a reposição de outros equipamentos que faltam nos calçamentos em basalto regular e pedras portuguesas. Os trabalhos podem ser prorrogados conforme a previsão do tempo. 

Nas proximidades do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), uma outra equipe realizava nesta quarta-feira a manutenção do calçamento da Praça da Alfândega. As equipes da secretaria também começaram a realizar a manutenção do calçamento em basalto regular, colocação de piso tátil de alerta e direcional nas paradas de ônibus da avenida Aureliano Figueiredo Pinto, que deve ter a duração de aproximadamente 15 dias, podendo ser prorrogada conforme a previsão do tempo.   

Para o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, coordenador do programa, o trabalho a ser executado pela Smsurb proporcionará uma resposta rápida e qualificada. "É necessário agir agora, melhorando as condições das calçadas em uma das regiões de maior circulação de pessoas da Capital. Temos projetos, como a obra do Quadrilátero Central, que são intervenções de maior porte, mas que serão executados em médio prazo", explicou. 

O programa Centro+, programa de revitalização do Centro Histórico da Prefeitura, segundo Schirmer, tem a proposta de melhorar as calçadas. "É uma das principais demandas da comunidade e dos cidadãos que se deslocam pelo Centro Histórico em busca do comércio ou de serviços", disse.

No final de setembro, a prefeitura publicou um edital de contratação de empresas para a revitalização do calçadão das ruas dos Andradas e Uruguai e a urbanização do Quadrilátero Central. As obras contarão com investimento previsto de R$ 12,5 milhões oriundos de recursos do CAF - Banco de Investimento da América Latina. 

As obras de recuperação das ruas Andradas e Uruguai e Quadrilátero Central têm prazo previsto de 12 meses para conclusão após a data de início das obras e fazem parte do programa Centro +, desenvolvido pela prefeitura para recuperação do Centro Histórico. 

“O Quadrilátero Central, a Andradas e a rua Uruguai são um grande acréscimo ao projeto de recuperação do bairro. Feitas as adequações necessárias para a republicação do edital, temos convicção de que poderemos avançar neste que é um dos principais projetos do nosso esforço para recuperar a região ”, afirma Schirmer.

As intervenções privilegiam a circulação de pedestres, a ampliação das calçadas, a qualificação das travessias, redução das barreiras de acessibilidade e melhorias na pavimentação. Haverá, também, a implantação de novo mobiliário urbano, melhorias na iluminação pública e a ampliação do sistema de videomonitoramento.

Foto: Guilherme Almeida

Cláudio Isaías