person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Caminhada abre semana de doação de medula óssea em Porto Alegre

Atualmente, são 3,5 mil doadores inscritos, segundo Instituto do Câncer

A 6ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea começou neste domingo. A campanha foi instituída por lei em 2009 proposta pelo deputado Beto Albuquerque (PSB). Com o objetivo de explicar a importância do cadastramento de possíveis doadores, ocorreu nesta manhã, uma caminhada, no Parque Farroupilha, a Redenção, em Porto Alegre.

A Semana será aberta, oficialmente, na próxima terça-feira, em uma cerimônia na Câmara dos Deputados. O Brasil é o terceiro maior banco de dados do gênero do mundo, atrás apenas dos registros dos Estados Unidos e da Alemanha. Atualmente, são 3,5 milhões de doadores inscritos. Conforme o Instituto do Câncer, são 10 mil novos casos de leucemia por ano.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, de origem geralmente desconhecida. Para ser doador basta procurar o hemocentro mais próximo, ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. É necessário levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário. No ato do cadastro, são coletados cinco milímetros de sangue para análise genética.

Rádio Guaíba