person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Caminhada do FSM reúne milhares de pessoas

Ativistas percorreram cerca de cinco quilômetros pelas ruas da Capital

Atual edição do Fórum Social Mundial comemora 10 anos do evento | Foto: Carla Ruas
Cerca de 20 mil ativistas, segundo a Prefeitura de Porto Alegre, participaram, nessa tarde, da caminhada do Fórum Social Mundial-10 Anos (FSM), que percorreu quase cinco quilômetros, do Largo Glênio Peres até a Usina do Gasômetro. A marcha, simbolizando a abertura pública do evento, teve a presença de militantes políticos, sindicais e de organizações sociais. Marcado este ano pela descentralização, FSM10 ocorre durante toda a semana nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Gravataí, contando ainda com atividades na Bahia e em países como a Espanha.

Durante o percurso, houve manifestações de ambientalistas pela paz e em defesa do meio ambiente. A largada, que foi dada às 17h30min, também teve o acompanhamento da II Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa.
Os participantes começaram a chegar na Usina do Gasômetro por volta das 19h30min, onde estavam sendo aguardados com uma programação artística de shows e atividades culturais.

O vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), percorreu todo o trajeto a pé junto aos ativistas. O mesmo exemplo seguiu o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), e o deputado estadual Ivar Pavan (PT).

No início da tarde, foi assinado um protocolo de intenções para a criação de um Memorial do FSM, em Porto Alegre. Para o organizador e presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, em 12 meses deve estar definido o local para a implantação do memorial, que deve ser “sede permanente do FSM em Porto Alegre”. O prefeito José Fogaça afirmou que a prefeitura ainda não tratou de investimentos, mas adiantou que o município pode estudar a possibilidade de oferecer o espaço ou terreno para o memorial.

A programação do FSM10 prossegue, nesta noite, na Prainha do Gasômetro, com os shows de Renato Borghetti, Papas da Língua e Marcelo D2, entre outras atrações. Amanhã, as atividades da Capital incluem um seminário internacional na Usina do Gasômetro, além de debates nos Armazéns 6 e 7 do Cais Mauá e na Assembleia Legislativa. O destaque da tarde é um evento reunindo os chefes de Estado, às 18h30, no Ginásio Gigantinho, com a presença do presidente Lula.

Renata Colombo / Rádio Guaíba