person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Campanha conscientiza sobre cuidados com idosos

Caminhada marcou o início das atividades alusivas ao Outubro Prata em Porto Alegre

Fantasiados, os idosos percorreram as ruas do Centro Histórico com euforia | Foto: Alina Souza

Caminhada orientada, apresentações musicais, prestação de serviços e conscientização sobre os direitos dos idosos marcaram nesta segunda-feira o evento “Pessoas idosas eu cuido, eu respeito”, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, em Porto Alegre. Como parte das atividades programadas para o Outubro Prata, considerado o mês do idoso, um grupo liderado pela Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps) caminhou da Praça da Alfândega até o Mercado Público, onde uma tenda oferecia serviços de saúde e orientação jurídica.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, o vereador Alvoni Medina explica que a ideia é lançar luz sobre a importância de acolhimento de pessoas com mais de 60 anos de idade e a necessidade de políticas públicas. Conforme Alvoni, a iniciativa visa “tirar os idosos de casa” e mostrar que são cada vez mais numerosos na sociedade. “Porto Alegre está envelhecendo e nós temos que ter mais políticas públicas para essa população, porque daqui a pouquinho como é que vai ficar esse povo se nós não tivermos políticas públicas, se não tivermos um governo que se preocupe com a terceira idade”, afirma.

O vereador destaca que a população precisa se conscientizar sobre a necessidade de cuidado com esse público. “Se nós não olharmos para esse futuro e nossos governos não acordarem para entender que têm que se fazer mais políticas públicas e olhar mais para essa população, daqui a pouquinho nós vamos ter milhares de pessoas abandonadas, o que hoje já existe dentro de Porto Alegre. Nós temos muitos idosos abandonados nas ruas que muitas vezes a família não quer mais. E o poder público tem que ter esse olhar”, completa.

Para o presidente da Anapps, Nilton Belsarena, os idosos merecem maior atenção dos governantes. “Uma das nossas lutas é criar a Secretaria Municipal do Idoso e a Secretaria Estadual do Idoso. Tem Secretaria do Animal, mas do Idoso não tem”, critica. Ele destaca que a entidade conta com uma série de iniciativas voltadas a esse público. “O setor público ainda deve para essa classe, esse fenômeno que é a longevidade da idade 60+. Reunimos na Anapps vários benefícios, como acessos a serviços públicos e carências, como alfabetização, inclusão digital, academia especializada em geriatria, clínica médica, acessibilidade”, destaca. 

Felipe Samuel