person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Carnaval de Porto Alegre de 2020 será realizado pela primeira vez com parceria privada

Evento está marcado para 6 e 7 de março

Empresa é a mesma produtora dos carnavais de Cruz Alta e Pelotas | Foto: Alina Souza

Marcado para os dias 6 e 7 de março, no Complexo Cultural Porto Seco, o Carnaval de Porto Alegre de 2020 será realizado pela primeira vez através de uma parceria privada. A programação para a tradicional festa, lançada hoje na Capital, será viabilizada pela Bah! Entretenimento, mesma produtora de eventos dos carnavais de Cruz Alta e Pelotas, município de origem da empresa. Com ingressos que vão de R$ 10 a R$ 300, a empresa fica com o lucro e a União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) se responsabiliza pelos desfiles.

Para o maestro Milton Pereira, da Bambas da Orgia, a parceria privada é a melhor maneira de viabilizar o carnaval, que, depois de 2016, deixou de contar com recursos da prefeitura. “A expectativa é de tranquilidade, porque cada um vai cuidar daquilo que entende melhor”, disse, ao explicar que a produtora tem a estrutura e a experiência para realizar eventos de grande porte, enquanto que as escolas só precisarão se preocupar com a beleza do espetáculo em si.

Depois de 2016, os foliões se depararam com diversas dificuldades para realizar o Carnaval da Capital sem recursos públicos. Em 2019, os desfiles só foram possibilitados pela união das escolas de samba, que então formaram a Uespa – anteriormente, a responsável pela festa era a Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa), que não participou da última edição. Apesar de solucionar a questão financeira, a parceria com uma empresa ainda é motivo de certa resistência para alguns dos adeptos do evento, que, durante a divulgação, fizeram questionamentos sobre como será o funcionamento.

Para Érico Leoti, da Impradores do Samba, no entanto, é natural que haja alguma estranheza porque a parceria representa mudanças na forma como os foliões se acostumaram a realizar o Carnaval ao longo dos anos. De acordo com ele, um novo modelo era necessário porque, mesmo em uma eventual mudança de governo municipal no próximo ano, é difícil acreditar que o Executivo volte a disponibilizar recursos.

O contrato com a produtora foi firmado para três anos. Os diferentes modelos de ingresso, desde o setor popular até camarotes, podem ser adquiridos de forma parcelada em até sete vezes o boleto e dez no cartão de crédito nos dias 21, 22 e 23 de agosto. No dia 6 de setembro, ocorre a festa de apresentação do evento e, em 5 de outubro, a escola da Corte do Carnaval. Nos dias 10 de novembro e 7 de dezembro, ainda serão realizadas uma feijoada e um bingo, respectivamente.

Henrique Massaro