person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Carteiros realizam protesto contra privatização

Categoria reclama do contrato milionário firmado pelos Correios no patrocínio com as Olimpíadas

Carteiros realizam protesto no Centro de Porto Algre | Foto: Mauro Schaefer
Na Esquina Democrática em Porto Alegre trabalhadores dos Correios protestaram na noite desta sexta-feira contra a política de enfraquecimento da empresa estatal. Com faixas de protesto, a categoria lamentou o contrato de R$ 300 milhões firmado pelos Correios no patrocínio da Olimpíada. “É estranho: há dinheiro para investir em jogos e atletas, mas não há dinheiro para investir nos carteiros”, lamentou o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do RS (Sintect-RS), Yuri Aguiar.

Segundo os manifestantes, a empresa desde 2011 não realiza concurso para a contratação de servidores. No mesmo período de tempo o Correios tem adotado as terceirizações como política. “Todos sabemos qual é o interesse do governo com o Correios: enxugar a empresa, que é rentável e lucrativa, apesar do desmonte feito pelo governo, para o posterior repasse aos concorrentes setor privado, sob a alegação de redução de gastos públicos."

No Estado, conforme Aguiar, a situação é grave. Faltam carteiros e o trabalho se transformou em profissão de risco. Na Região Metropolitana e em Porto Alegre os carteiros são alvos de assaltantes interessados no roubo de cartões de banco e talões de cheque, principalmente.

A manifestação de hoje fez parte de uma ação promovida em todo o país. Os protestos estavam dentro de uma agenda programada para acontecer nas capitais. A sexta-feira integrou o calendário dos servidores dos Correios, como dia nacional de mobilização e lutas.

Heron Vidal