person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cavalarianos celebram o Dia da Consciência Negra em Porto Alegre

Grupo percorreu locais que são considerados referências históricas do negro na Capital

Grupo percorreu locais que são considerados referências históricas do negro na Capital | Foto: Cristiano Estrela
Para celebrar o dia da Consciência Negra, neste domingo, um grupo de cerca de 70 cavalarianos realizou um passeio em Porto Alegre. O evento marcou as últimas atividades da 21º Semana da Consciência Negra. O grupo de cavalarianos do piquete Lanceiros Negros Contemporâneos percorreu, ao longo de quase três horas, os locais que são considerados referência histórica do negro na Capital.

A cavalgada, que chegou à 9ª edição, é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que é um dos principais líderes e símbolo da resistência e luta contra a escravidão. Inclusive, o dia da consciência negra foi definido como uma homenagem a Zumbi, que foi degolado em 20 de novembro de 1695. O professor, pesquisador e poeta Oliveira Silveira, que faleceu em janeiro de 2009, também foi homenageado durante a cavalgada. Segundo o patrão do Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos, Fernando Centeno, a semana tem atraído cada vez mais interessados e valorizado a tradição do negro no Brasil.

Os cavalarianos deixaram o Parque da Harmonia e seguiram pelo Lardo da Forca, na Praça Brigadeiro Sampaio, no Pelourinho, em frente à Igreja das Dores, depois seguiram até o Mercado Público, onde houve um ato religioso. Eles passaram ainda na Igreja do Rosário, na Colônia Africana, na Redenção e no Tesourinha. O último trecho do percurso foi da Ilhota, na travessa do Vida, passando pelo Quilombo Urbano Guaranha, na travessa dos Venezianos e no Largo Zumbi dos Palmares, de onde voltaram ao Parque da Harmonia.


O evento marcou as últimas atividades da 21º Semana da Consciência Negra | Foto: Cristiano Estrela

Valorização do papel do negro


Ao acompanhar as atividades, o chefe de gabinete do governador Tarso Genro, Vinícius Wu, ressaltou que a atividade é uma iniciativa importante para valorizar o papel do negro durante a Revolução Farroupilha. “Eles lutaram fortemente por sua liberdade e reafirmaram a igualdade racial e que, mesmo derrotados, nunca tiveram a sua história destacada”, afirmou ele.

A semana da consciência negra é um evento promovido pela Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF). Além disso, a iniciativa tem o apoio do Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos, da Secretaria de Educação, entre outros.

Bookmark and Share

Mauren Xavier / Correio do Povo