person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cemitério de Porto Alegre instala painel para lembrar vítimas da Covid-19

Estrutura foi inaugurada no Cemitério João XXIII no Dia de Finados

Estrutura foi inaugurada no Cemitério João XXIII no Dia de Finados | Foto: Alina Souza

Uma dos mais tradicionais cemitérios de Porto Alegre, o João XXIII, na avenida Natal, no bairro Medianeira, realizou uma programação especial em homenagem às vítimas da Covid-19. Entre as atividades preparadas pela administração da instituição foi a inauguração do painel Borboletas, de 15 metros quadrados, criado pelo artista plástico gaúcho Tiago Berao, que prestou homenagem às pessoas que perderam seus familiares e amigos durante a pandemia do coronavírus.

A obra chamou a atenção dos visitantes que foram prestar suas homenagens aos entes queridos. Muita gente parou para fotografar o trabalho de Berao. A coordenadora executiva do cemitério João XXIII Flávia de Barba, destacou que o painel é uma homenagem a todas as famílias que fazem parte da história do cemitério João XXIII, e em especial, às pessoas que perderam entes queridos durante a pandemia do coronavírus. "Essa obra é uma homenagem também aos profissionais do cemitério que, mesmo em um período de incertezas, trabalharam diariamente para garantir que todas as famílias tivessem acolhida e atendimento necessários neste que é um serviço essencial", ressaltou.

No painel de Tiago Berao, a mensagem é de que "acredita-se que quando as borboletas vem nos visitar, trazem uma mensagem das pessoas que amamos e que já partiram deste Mundo, para nos tranquilizar de que estão bem em sua nova jornada". O trabalho destaca ainda que "essas visitas trazem paz aos corações e fazem com que deixemos os problemas de lado por um momento para contemplar sua beleza e singularidade".

Além da inauguração do painel, o cemitério João XXIII realizou atividades presenciais e virtuais. Na entrada do cemitério, os funcionários informavam o público sobre a obrigatoriedade do uso da máscara e do distanciamento como medida de segurança contra o coronavírus. A tradicional Bênção Inter-religiosa, que costumeiramente reúne centenas de pessoas, foi realizada virtualmente, nas redes sociais do João XXIII. O painel Borboletas, do artista plástico gaúcho Tiago Berao, fica em exposição no principal andar de circulação do cemitério e pode ser conferida das 8h às 18h.

Cláudio Isaías