person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Centro de Porto Alegre segue com grande circulação de pessoas

Ruas como Andradas e Voluntários da Pátria têm aglomeração em função dos pontos de comércio

Número elevado de pessoas causa aglomeração nas ruas do Centro | Foto: Guilherme Almeida

As ruas do Centro de Porto Alegre tiveram aumento da circulação de pessoas nos últimos dias. Mesmo com o anúncio das restrições feitas pela prefeitura, que atingem sobretudo o comércio, o movimento nas ruas dos Andradas e Voluntários da Pátria segue intenso. Na Andradas, uma das mais tradicionais vias de comércio da cidade, a presença de clientes começou a ser retomada depois da publicação do decreto municipal que permitiu o acesso dos consumidores aos estabelecimentos desde que obedecidas as regras de segurança. Um dos problemas segue sendo a presença de ambulantes que dominam a rua da Praia, a partir da rua Uruguai até próximo da rua Marechal Floriano. Sobra pouco espaço para a circulação de pedestres que acabam por se aglomerar. O ponto positivo é que a maioria das pessoas que circulam na rua dos Andradas estão utilizando máscara. Alguns chegam a andar também com face shield (protetor facial) e até de luva cirúrgica.   

Em uma loja que comercializa tecidos, os clientes respeitaram as regras e só acessavam o local utilizando a máscara de proteção facial. Além disso, existe um respeito às marcações da distância de um a dois metros colocadas nas calçadas das lojas, bancos, lotéricas e farmácias. Em um estabelecimento comercial na Andradas com a rua Vigário José Inácio, a dona de casa Elizete Martins, moradora da rua André da Rocha, disse que aproveitaria a sexta-feira para realizar a compra de toalhas de banho, lençóis e travesseiros. Na Andradas, nem mesmo o fechamentos das grandes lojas em função do novo decreto municipal que entrou em vigor na terça-feira inibiu os consumidores que circulam na área central para conferir as vitrines.    

A rua Voluntários da Pátria é um dos locais que chama a atenção pela aglomeração de pessoas, principalmente entre a Praça Parobé, ao lado Mercado Público, até a rua Doutor Flores. Neste ponto, os vendedores ambulantes dominam a via oferecendo todo o tipo de produtos. Quase todos sem máscara. Mesma situação ocorre no Largo Glênio Peres, onde comercializam frutas e verduras, sem a utilização de máscara. Outro ponto de aglomeração de pessoas é nas proximidades do Centro Popular de Compras, o POP Center, onde ambulantes e consumidores dividem o mesmo espaço.    

Tanto nos bairros quanto nos terminais de ônibus do Centro (rua Uruguai, Praça Parobé, Borges de Medeiros e Salgado Filho), agentes da EPTC, em parceria com a Guarda Municipal, realizam ações educativas para alertar sobre medidas para impedir a pandemia da Covid-19. As equipes realizam ações para orientar a população sobre as medidas de higiene e conduta. Além disso, é realizada a doação de máscaras para distribuição aos passageiros do transporte coletivo que não têm o material de proteção, obrigatório para a circulação nos ônibus. Os passageiros recebem orientação sobre o uso da máscara, a distância na fila na hora do embarque, da importância de realizar a higienização antes de entrar e depois de sair dos ônibus.  As atividades são realizadas duas vezes por semana, em diferentes terminais da cidade. Outra medida adotada foi permitir a abertura das janelas nos ônibus da Capital para possibilitar a circulação de ar.

 

Cláudio Isaías