person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Centro de transtorno autista de Porto Alegre deve começar atendimentos em agosto

Imóvel de 416 metros quadrados está em fase final de reforma e poderá atender 300 crianças por semana

Edital para contratação da empresa gestora do Centro pode ser lançado em julho | Foto: Cristine Rochol/PMPA/CP

Falta pouco para Porto Alegre ter o primeiro Centro Municipal de Diagnóstico Médico e do Tratamento Médico Integrado do Transtorno do Espectro Autista. “Mais tardar em agosto já vamos estar realizando o atendimento”, informou o Coordenador do Centro, o médico psiquiatra, Alceu Gomes Correia Filho. O imóvel de 416 metros quadrados, cedido pelo Governo do Estado, localizado na avenida Bento Gonçalves, já está em fase final de reforma. Ali, serão atendidas crianças com espectro autista de até 12 anos. “Poderemos atender até 300 crianças por semana”. 

O edital para contratação da empresa gestora do Centro será lançado em breve, possivelmente em julho. Está prevista a contratação de 26 profissionais na área da saúde: dois psiquiatras de infância, dois neuropediatras, quatro psicólogos, dois fisioterapeutas, dois terapeutas ocupacionais, dois fonoaudiólogos, quatro enfermeiros e oito técnicos de enfermagem. 

O custo deste quadro técnico, mais os serviços de segurança, administração e de serviço geras será dividido entre as secretarias da Saúde e da Educação. “Serão em torno de R$ 250 mil mensais, mas esse valor pode mudar”, completou Filho.

A iniciativa prevê a ação integrada entre a Secretaria das Saúde, Educação e  Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O encaminhamento irá ocorrer através das unidades de saúde e das escolas municipais ou conveniadas. “O centro será para os casos mais complexos”, ressaltou Gomes. As leis municipais, de autoria do vereador Clàudio Janta, que instituem os Centros foram sancionadas ontem, no Paço Municipal, pelo prefeito Sebastião Melo. “A nossa intenção é dar o apoio e estrutura necessários para agilizar o atendimento e acolhimento desses pacientes”.

Felipe Uhr