person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cerca de 100 pessoas são removidas de área ribeirinha do Rio Caí

Nível está 11,20 metros acima do normal <br />

Cerca de 100 pessoas são removidas de área ribeirinha do Rio Caí | Foto: Prefeitura de Sao Sebastiao do Cai
Durante a madrugada desta terça-feira, cerca de 100 moradores de São Sebastião do Caí foram retirados das margens do Rio Caí, no bairro Navegentes. O nível chegou a 11,20 metros acima do normal e quase invadiu casas. “Foi uma medida de precaução”, disse o prefeito Darci José Lauermann, que participou dos trabalhos de remoção junto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Ele disse que prefeitura deve decretar situação de emergência ainda hoje. “Isso é em função dos gastos que se tem com uma enchente.”

Segundo Lauermann, quando o nível do Caí chega a 10 metros, a cidade entra em alerta. Isso ocorreu às 21h de segunda-feira e foi tomada a decisão de encaminhar os moradores da área para o Ginásio do Parque Centenário, onde eles estão até agora. O prefeito informou que o rio estabilizou e que as águas devem começar a baixar ao longo do dia.

Ele disse, contudo, que “essa foi uma enchente pequena e que o rio já chegou aos 14 metros” em outras situações como essa. “Em 2009, tivemos quatro enchentes e, em 2010, felizmente não ocorreu nenhuma. Essa é a primeira de 2011”, explicou.

Em Montenegro, município vizinho, os bombeiros e a prefeitura estão em alerta, já que o rio não para de subir. Às 7h de hoje, ele estava 3,78 metros acima do normal e às 8h chegou a 3,81 metros. O limite antes do transbordamento é 4 metros e caso continue enchendo, pode alagar ruas do bairro Industrial, como a Apolinário.

Bookmark and Share

Correio do Povo