person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chuva aumenta movimento em lavanderias de Porto Alegre

Movimento é quase o dobro do registrado em maio de 2018

Chuvas das últimas semanas aumentam a demanda por lavanderias em Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral

Tempo chuvoso alegria das lavanderias, ao menos tem sido assim em Porto Alegre nas últimas semanas. A precipitação contínua dos últimos dias aumentou o movimento nas empresas especializadas na limpeza de roupas. 

Funcionária em uma loja localizada na rua André da Rocha, Tatiana Oliveira, 40 anos, diz que a melhoria pode ser vista no caixa. “A gente tem quase 50% a mais de clientes do que na mesma época do ano passado.” Trabalhando há 23 anos na mesma empresa, ela conta que o número de clientes começa a normalizar após uma queda brusca iniciada em 2017, e só agora o movimento começa a recuperar o fôlego de outros tempos. “Nós tínhamos lista de espera, há uns dois anos não tem mais, só que agora já estou achando que vamos ter de fazer isso de novo.”

De acordo com Tatiana, a maioria dos clientes têm optado por pagar mais caro e deixar as roupas sob a responsabilidade dos funcionários ao invés de apenas utilizar as máquinas de lavagem e secagem. Os R$ 12 cobrados a mais por esse procedimento não é um impeditivo para os clientes. A entrega leva cerca de um dia, como explica Tatiana. “Não gosto de deixar trabalho acumulado, então trabalho para entregar no outro dia.”

A umidade obrigou a farmacêutica Lua Ferreira, 32 anos, a levar a secar as roupas da família na lavanderia. Morando em um apartamento com outras três pessoas, ela diz que a limpeza não tem sido o problema, mas os últimos dias tornaram a secagem muito difícil. “Minha mãe está sempre lavando, só que não temos como secar no apartamento com essa chuva.”

Já Ana de Mello Trindade, 64 anos, prefere fazer todo o serviço na lavanderia mesmo. Semanalmente, a funcionária pública, utilizar os serviços da empresa, mas ao invés da maioria que deixa as peças, a preferência de Ana  fazer a limpeza ela mesma. Cliente antiga, ela já diz gostar do atendimento dado no local, onde diz já se “sentir em casa.”
Segundo ela, as chuvas de maio tem atrapalhado bastante o processo de lavar e secar em casa.

Eduardo Amaral