person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chuva em Bagé não termina com racionamento no município

Acumulado desde a madrugada é de 63 mm, mas município tem déficit de 900 mm de água

Barragem Emergencial é a única das três que não está abaixo do nível | Foto: Francisco Bosco / Especial CP
Uma medição realizada pelo Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) aponta que, ao longo desta sexta-feira, choveu 63 mm no município, sendo que o déficit acumulado desde agosto é de 900 mm. Segundo o diretor do órgão, Kiwal Parera, “qualquer chuva acima de 40 mm é bem-vinda”, mas o acumulado não é suficiente para encerrar o racionamento de água, iniciado em janeiro.

A precipitação da última madrugada e da manhã foi a maior dos últimos 11 meses. A barragem da Sanga Rasa recuperou 50 cm do nível, passando para 9,5 m abaixo do nível normal. Já a Barragem do Piraí teve um aumento de 25 cm, passando para 5,5 m abaixo da normalidade. Já a Barragem Emergencial está cheia.

O temporal teve rajadas de ventos, descargas elétricas e chuva forte, principalmente entre às 2h e às 6h30min. “Esperamos que, além da boa chuva registrada até agora, as previsões de novas precipitações para este final de semana se confirmem”, concluiu Parera.

Bagé enfrenta problemas com a falta de chuvas regulares desde agosto do ano passado. O esquema de racionamento começou com turnos de 12 horas diárias e, hoje, a população é abastecida apenas durante 9 horas por dia. A zona Leste recebe água das 18h às 3h e zona Oeste, das 3h às 12h.

Bookmark and Share

Jossicar Saraiva / Correio do Povo