person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chuva forte deixa o Rio de Janeiro em estágio de atenção

Defesa Civil do Rio aciona 32 sirenes em 21 comunidades

Com falta de estrutura, sambódromo do Rio também sofreu efeitos de fortes chuvas nos últimos dias | Foto: Gilson Borba / Futura Press/ Estadão Conteúdo

A menos de quatro horas do início do desfile das escolas de samba do grupo especial, previsto para 21h15min, a cidade do Rio entrou em estado de atenção, com possibilidade de chuva forte a moderada. Desde as 16h, o Centro de Operações Rio reporta precipitações em vários pontos da cidade. Alguns dos maiores blocos da cidade, como o Simpatia é Quase Amor, interromperam o desfile por causa da forte chuva, que começou na Zona Oeste e se encaminhou para os bairros da Zona Sul e do centro.

Com muito lixo nas ruas, vários bairros das Zonas Norte, Sul e Central alagaram. Em Ipanema e Leblon, em menos de meia hora, a água atingiu quase meio metro em alguns pontos e chegou a entrar em alguns estabelecimentos comerciais das ruas Visconde de Pirajá e Aníbal de Mendonça, região que tem um dos IPTUs mais caros da cidade. A chuva também interrompeu o bloco Areia, que reuniu o maior número de foliões neste domingo de Carnaval, mais de 320 mil pessoas, de acordo com levantamento da Riotur. Na Tijuca, água também atrapalhou a folia das 1.500 pessoas que se reuniam na Marcha Nerd, bloco que homenageia o universo Geek, com personagens e músicas de desenhos, séries e filmes. A precipitação alagou a Praça Xavier de Brito.

Ao longo da Av. Presidente Vargas, onde as primeiras escolas a desfilar já posicionam os carros alegóricos, a chuva começou a cair por voltas das 17h30MIN. O Império Serrano abre o desfile, seguido pela Viradouro. No total, sete escolas se apresentarão hoje. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile das escolas do grupo de acesso, a entrada da primeira escola atrasou em mais de uma hora. A forte precipitação que caiu no início da noite alagou o sambódromo (Passarela Professor Darcy Ribeiro). Alguns bueiros estavam entupidos e impediram o escoamento da água.

Sirenes acionadas

A Defesa Civil informou que acionou 32 sirenes em 21 comunidades por causa da chuva, que começou a cair no fim da tarde deste domingo, 3, no Rio de Janeiro. A orientação é para que os moradores sigam para os pontos de apoio. Entre as regiões que tiveram o alerta acionado estão comunidades que são berço de algumas das maiores escolas de samba da cidade, como o morro do Salgueiro, cuja agremiação será a quarta a desfilar na madrugada desta segunda-feira, e a Unidos da Tijuca, que encerra a primeira noite de apresentações. 

Estágio de atenção

O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. A chuva se deslocou rapidamente da zona sul da cidade para as zonas norte e sul, deixando várias ruas completamente alagadas.
 

AE e Agência Brasil