person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ciclistas realizam protesto em frente à Prefeitura da Capital

Integrantes do Mobicidade alega descumprimento do Plano Cicloviário

Cartazes foram colocados na frente da prefeitura | Foto: Tarsila Pereira
Integrantes da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mobicidade) realizaram um protesto em frente à prefeitura de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira contra a redução dos recursos destinados à construção de ciclovias na Capital. Para Marcelo Guiboux Kalil, integrante do Mobicidade, a prefeitura não está cumprindo o artigo 32 do Plano Cicloviário que obriga o município a investir 20% dos recursos arrecadados com multas de trânsito na construção de ciclovias e na educação para o trânsito.

Conforme kalil, dos 495 quilômetros de ciclovias previstos para serem construídos em toda a cidade, apenas 25 quilômetros estão prontos. “É muito pouco para uma cidade com milhares de ciclistas. Nesse ritmo, a prefeitura levará décadas para construir os 470 quilômetros que restam”, lamentou.

Os manifestantes colocaram cartazes na frente da prefeitura com as mensagens: “Fortunati prometeu e não cumpriu o Plano Ciclovário“ e “20% para educação no trânsito já”. Os manifestantes pretendem realizar no final de semana uma “bicicletada” em favor da construção de mais ciclovias na cidade.

O gerente de projetos especiais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Antônio Vigna, informou que até o momento Porto Alegre conta com 25 quilômetros de ciclovias. Duas grandes obras estão sendo realizadas - as ciclovias das avenidas Loureiro da Silva (1,8 quilômetro) e da Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio (6,3 quilômetros) que estão em fase final de conclusão.

Segundo Vigna, as obras da ciclovia da avenida Ipiranga deverão ser retomadas ainda neste mês pelo grupo Zaffari. A expectativa da prefeitura de Porto Alegre era construir cerca de 50 quilômetros de espaços exclusivos para ciclistas até o final do ano. No entanto, o cronograma não será cumprido pelo Executivo municipal. A previsão é de que sejam construídos um total de 30 quilômetros de ciclovias na Capital até o final de 2014.

Cláudio Isaias