person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Circo arrecada doações para Campanha do Agasalho

Grupo circense do Italiano Bellissimo fica em Porto Alegre até próximo dia 16

Prefeitura e Circo Italiano Bellissimo fizeram uma parceria para arrecadar roupas para campanha do agasalho 2017 | Foto: Samuel Maciel
A solidariedade marcou presença entre acrobacias e palhaçadas na manhã de domingo no Circo Italiano Bellissimo, que fica até o próximo dia 16 montado em um terreno na avenida Padre Cacique, perto do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A Prefeitura Municipal promoveu uma apresentação especial, a partir das 11h, com o objetivo de arrecadar doações para a Campanha do Agasalho 2017 que está sendo realizada até o final de agosto. O ingresso era a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis ou agasalhos, sobretudo infantis.

O gestor dos Centros de Relações Institucionais Participativas (Crips) e do Orçamento Participativo da Prefeitura de Porto Alegre, Fabiano Souza, explicou que a meta é de 245 mil peças na Campanha do Agasalho 2017, conforme estipulou o prefeito Nelson Marchezan Junior, alusiva aos 245 anos da Capital. Ele recordou que iniciativa semelhante já havia ocorrido no mesmo local no dia 22 de junho passado.

“Na ocasião foi o arrecadado cerca de mil peças de roupas e 170 quilos de alimentos”, contabilizou. O recolhimento do material doado é feito por uma equipe da Defesa Civil. “A distribuição é feita quando se tem necessidade, vendo quem está precisando”, resumiu, citando como exemplo os desalojados pelas enchentes nas ilhas do Guaíba. “No dia 9 de agosto já conseguimos uma parceria com o Parque Tupã. Vai ser a mesma ação”, revelou.

Oito gerações de arte circense 

Proprietário do Circo Italiano Bellissimo, Marcelo Palacios ressaltou a parceria com a prefeitura como “o nosso lado social”, beneficiando as crianças carentes. Ele destacou que oito gerações mantém a arte circense iniciada em 1958 na cidade de Santo André, em São Paulo. “Vem passando de pai para filho”, observou. Atualmente, a trupe reúne 28 artistas e funcionários, sendo responsável por apresentar cerca de 70 quadros diferentes. “Cada espetáculo muda muito. No total são 16 em uma 1h45min de apresentação”, detalhou, acrescentando que o revezamento dos quadros depende até do horário e tipo de público.

As sessões Circo Italiano Bellissimo ocorrem sempre nas quintas e sexta-feiras, às 20h30min; e nos sábados, domingos e feriados às 15h, 17h e 19h. “Estamos trabalhando muito com atrações infantis”, enfatizou. Marcelo Palacios.

Ele lamentou que o circo tenha perdido público em comparação ao passado, além de encontrar dificuldades em conseguir um terreno vazio para a montagem do picadeiro nas grandes cidades. “O circo, que é uma tradição familiar, está em estimação”, afirmou, lembrando que em 1997 existiam 12 mil circos. “Hoje em dia restam 270 circos. São muitos poucos circulando no país”, contabilizou.

A esperança dele é a recente aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, em Brasília, do projeto de Lei 5095/13, do deputado Tiririca (PR-SP), que inclui as atividades circenses como modalidade artística que pode ser beneficiadas pelos mecanismos de incentivo fiscal da Lei Rouanet. “Circo é cultura e arte milenar”, assinalou.

Após Porto Alegre, o Circo Italiano Bellissimo fará uma excursão pelo interior do Estado, sendo a primeira parada prevista em Santa Cruz do Sul.

Correio do Povo