Mesmo com a chuva forte, o movimento foi intenso hoje nas lojas de Porto Alegre para a compra de presentes para o Dia das Mães, que será comemorado no domingo. Em uma loja da rua Doutor Flores, no Centro da Capital, os funcionários ficaram impressionados com a movimentação. Muita gente estava procurando opções de compra de roupas, sapatos e perfumes.
Em uma loja de calçados, na rua dos Andradas, a auxiliar administrativa Viviane Martins, moradora do bairro Glória, disse que vai presentear a mãe com perfume e sapato. Já o técnico em contabilidade Ernesto, residente no bairro Santana, decidiu que além do churrasco de domingo, a sua mãe vai ganhar roupas e livros. Ele pretende gastar cerca de R$ 200 com os presentes.
De acordo com levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, 91,8% das pessoas pretendem presentear. A data deverá ser responsável pela injeção de cerca de R$ 238 milhões na economia da cidade. Em 2018, a expectativa de vendas no varejo porto-alegrense para o Dia das Mães ficou em R$ 174 milhões, variação de 31,8% considerando a inflação. O estudo apontou ainda que o ticket médio para os presentes também deverá aumentar, ficando em torno de R$ 236 variação real de 31,3% comparado aos R$ 173 apontados em pesquisa no ano passado.
Produtos como roupas (30,3%), perfumes/cosméticos/itens de higiene (23,4%) e flores (19,3%) devem ser os mais procurados, somando uma média de 1,7 itens por consumidor. Quanto aos locais escolhidos para a compra dos presentes as lojas de rua continuam na preferência, sendo mencionadas por 60,4% dos consumidores. Os shopping centers deverão ser a escolha de 38,3% das pessoas, e os que pretendem comprar pela internet somam 4,3% dos entrevistados. Grande parte do movimento no comércio para a data deverá acontecer na semana anterior (51,9%) e na véspera (23,6%) do Dia das Mães.
Quando perguntados a respeito da forma de pagamento, a maioria (78,6%) dos consumidores respondeu que pretende pagar os presentes à vista. Dinheiro em espécie (61,5%), cartão de débito (16,7%) e cheque (0,4%) devem ser os meios de pagamento mais utilizados. O levantamento identificou também quem deverá receber presente neste Dia das Mães: na liderança permanecem as mães (66,7%), seguidas das esposas/companheiras (22,9%) e, curiosamente, das sogras (13,6%) que, desta vez, ultrapassam as filhas (12,3%) e as irmãs (8,2%) na intenção de pessoas presenteadas.
Segunda data comemorativa mais importante do varejo ao longo do ano, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães, celebrado no próximo dia 12 de maio, deve representar um bom incremento para as vendas do comércio gaúcho. A perspectiva da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS) é de um crescimento médio na comercialização de produtos destinados às mamães entre 7% e 8% na comparação com igual período de 2018.
A estimativa, segundo o presidente da FCDL/RS, Vitor Augusto Koch, leva em conta que o Dia das Mães possui um forte apelo emocional, fazendo com que os consumidores saiam às compras, o que será reforçado neste ano por um contexto de maior otimismo da população. De acordo com as perspectivas estudadas pela federação, roupas, calçados, artigos de uso pessoal, móveis e eletrodomésticos serão os grupos de consumo mais procurados nesse período. A expectativa é que o ticket médio dos gaúchos com a compra dos presentes para as mães deva ficar em torno de R$ 212, cerca de 6% a mais que foi gasto em 2018.
Cláudio Isaías