person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Com chegada de novas doses, Porto Alegre poderá vacinar pessoas com 62 anos esta semana

Secretário de Saúde, Mauro Sparta, disse que grupo é estimado entre 12 e 13 mil pessoas

Vacinação de idosos de 63 anos, nesta segunda-feira, registrou filas em postos de saúde | Foto: Guilherme Almeida

Porto Alegre poderá vacinar ainda esta semana as pessoas da faixa etária de 62 anos contra a Covid-19. A imunização vai depender da chegada de uma nova remessa da Coronavac entregue pelo Instituto Butantan. A informação é do secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, ao explicar que dependendo do número de vacinas disponibilizadas para Porto Alegre a imunização dos idosos poderá baixar ainda mais.

Segundo Sparta, no grupo de 62 anos constam de 12 a 13 mil pessoas que devem receber a primeira dose da vacina. "Na quarta-feira, teremos uma resposta sobre as doses do Instituto Butantan e quem sabe podemos baixar ainda mais a faixa etária. Tudo vai depender do volume de vacinas que vamos receber", ressaltou.

O secretário fez um apelo, nesta segunda-feira, para que as pessoas que fizeram a primeira dose procurem os 30 postos de saúde e os três drive-thrus para realizar a segunda dose da imunização contra o coronavírus. "As pessoas devem procurar as unidades de saúde referência. Tem espaço para mais vacina da segunda dose da Coronavac", explicou. Os idosos deixaram de comparecer aos locais de vacinação para receber o complemento na data marcada.

Na semana passada, a ideia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) era vacinar 33 mil pessoas na Capital. Até o final de semana, 20 mil pessoas haviam ido até as unidades de saúde para fazer a imunização. Para a Coronavac, o intervalo entre uma dose e outra é de 21 a 28 dias. A primeira serve para provocar o sistema de defesa a agir contra o vírus. A segunda é fundamental porque o estimula o corpo a produzir um número ainda maior de anticorpos. 

A secretaria orienta que idosos imunizados entre os dias 15 a 20 de março com a primeira dose da Coronavac fiquem atentos à data para aplicação da segunda dose contra Covid-19. "Somente com a imunização da segunda dose o esquema vacinal ficará completo", acrescentou Sparta.

O atendimento segue disponível também para pessoas com 63 anos ou mais para receber a primeira dose. São 30 unidades de saúde, abertas das 8h às 17h, e três drive-thrus localizados nos estacionamentos do Big Sertório, Big BarraShopping Sul e PUCRS, com atendimento das 9h às 17h.

Para aplicação da segunda dose, é necessário levar documento com CPF e a carteira de vacinação com registro da primeira aplicação. Isso agiliza o atendimento e garante o registro e a comprovação de que a imunização está completa.

No caso da primeira dose, levar documento com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. "Pedimos que as pessoas fiquem atentas e revisem a carteira de vacinação, para garantir a eficácia da imunização com a aplicação das duas doses", explicou a diretora de Atenção Primária da SMS, Luciane Beiró. Segundo ela, Porto Alegre recebeu 33 mil doses da vacina Coronavac especificamente para efetuar a segunda dose e completar o esquema vacinal desse público.

A pessoa que por acaso perdeu o cartão de vacinação deve procurar um posto de saúde e solicitar outro. As unidades podem acessar o sistema e resgatar o registro da aplicação da primeira dose. Sem o cartão, não é possível receber a segunda dose. 

Vacinação tem movimento intenso nesta segunda-feira

Na manhã desta segunda-feira, os idosos com 63 anos ou mais foram vacinados contra o coronavírus. O movimento foi intenso desde as primeiras horas tanto nas unidades de saúde quanto nos drive-thrus que atenderam veículos no Big da Sertório, no estacionamento da Pucrs e no Big do BarraShoppingSul.

Na unidade de saúde básica Tristeza, na avenida Wenceslau Escobar, na zona Sul, havia fila para realizar a imunização que começou às 8h. O aposentado Marcelo de Souza Farias, 63 anos, disse que estava feliz por ter feito a vacina. A dona de casa Sandra Ferreira, 63 anos, elogiou o trabalho dos profissionais de saúde e desejou que todas as pessoas possam ser vacinados contra a Covid-19 o mais breve possível. 

O movimento foi intenso também no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, e no Santa Marta, no Centro Histórico. No Modelo, a fila começava na rua Jerônimo de Ornelas e seguiu até a rua Laurindo. Para evitar aglomerações ou um tempo maior de espera nos postos de saúde, a recomendação é que as pessoas procurem pelos locais de vacinação ao longo do dia. 

 

Cláudio Isaías