person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Com pagamento no cartão de crédito, parquímetros são instalados em Porto Alegre

Motoristas não precisarão mais deixar os papeis nos veículos, apenas informam a placa

Será cobrado R$ 1,05 a cada 30 minutos de estacionamento | Foto: Prefeitura de Porto Alegre / Divulgação / CP
Com mais facilidades e preço reajustado, teve início nesta terça-feira a instalação do novo sistema da Área Azul na área denominada Centro 1 de Porto Alegre. Os 50 parquímetros, que deverão ser instalados em até 40 dias, permitem novas maneiras de pagamento além das moedas, como com o uso dos cartões de crédito e débito e aplicativo. Outra alteração é que os motoristas não precisarão mais deixar os papeis nos veículos, apenas informam a placa no momento do pagamento.

Neste período de implementação, não haverá cobrança nesta área. Após, será cobrado R$ 1,05 a cada 30 minutos de estacionamento. Outra mudança é que o usuário, com o aplicativo, poderá ser avisado quando o tempo estiver encerrando e poderá inclusive ampliar o período. O limite de tempo segue de duas horas.



O começo das instalações, que contou ainda com o serviço de sinalização, foi acompanhado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti. O primeiro equipamento foi colocado na rua Sete de Setembro, próximo à Casa de Cultura Mario Quintana.

O Centro Histórico, pela sua dimensão, foi dividido em duas regiões. A zona 1 terá 50 parquímetros e ofertará cerca de 726 vagas. Ao todo, na cidade serão instalados 220 equipamentos envolvendo cerca de 4.360 vagas, sendo 5% reservado para idosos e 5% para cadeirantes. "Começamos pelo Centro pela importância e por representar 33% das vagas da cidade. É uma mudança importante, com a nova sinalização, e que será visível aos usuários", destacou o diretor da EPTC, antecipando que há pedidos para a ampliação para outros bairros.

Segundo o diretor da empresa Zona Azul, Claudinei Barduque, além da instalação dos novos equipamentos, a questão da sinalização na região central é muito importante e será feita de maneira simultanea. 

• Confira as regiões com equipamentos

Mauren Xavier