person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Com piscina de bolinhas, prefeitura lança Campanha do Agasalho

Até o momento já foram arrecadadas mais de 47 mil peças

Roupas doadas serão representadas por bolinhas em estrutura localizada em frente ao Paço Municipal | Foto: Alina Souza

A Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre já arrecadou 47.197 peças, que beneficiaram 11.861 pessoas na cidade. Um total de 46.626 itens já foram entregues, em um mês da ação, para as 37 entidades conveniadas a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela secretária municipal do Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, durante o lançamento oficial da campanha.

Uma das novidades deste ano é uma piscina gigante em frente ao Paço Municipal para preencher com uma bolinha colorida a cada peça de roupa disponibilizada pela população. "Todas as bolinhas foram doações privadas para incentivar o engajamento da sociedade na iniciativa", ressaltou o prefeito Nelson Marchezan Júnior. As bolinhas que estarão na piscina ao final da campanha serão entregues às creches para uso das crianças. 

A meta do Executivo Municipal é arrecadar 270 mil peças de roupas até o dia 15 de agosto, quando termina a iniciativa. "Aumentamos o período de recolhimento das doações. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa", destacou a secretária. A Comandante Nádia disse que a campanha teve um pré-lançamento em abril em razão do inverno rigoroso do Rio Grande do Sul. "As pessoas necessitam de agasalhos, cobertores, mantas e toucas para se proteger do frio", explicou.

A secretária afirmou que a ação deste ano é mais ativa e eficiente porque as roupas são entregues imediatamente para as entidades. Ela pediu que a comunidade faça a doação de peças de roupas e de sapatos em boas condições de uso. "O apelo é que as pessoas façam a entrega nos postos credenciados com solidariedade e amor", ressaltou. "Cada pessoa recebe em média cinco agasalhos que são distribuídos pela Fasc às entidades conveniadas", acrescentou.

Segundo o prefeito, a campanha foi antecipada para evitar que o inverno gaúcho chegasse antes dos agasalhos. Nelson Marchezan Júnior afirmou que a cidade possui 287 mil pessoas vinculadas à assistência social do município e que necessitam das doações. A primeira-dama Tainá Vidal fez um apelo para que os porto-alegrenses disponibilizem roupas para os recém-nascidos e também para as crianças que estão no Ensino Fundamental. "Nas campanhas anteriores, sentimos a falta da doação de itens para as crianças", acrescentou. A primeira-dama disse ainda que a sociedade precisa praticar o desapego que pode começar pela entrega de roupas para a Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre.

Claudio Isaias