person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Comissão da Câmara verifica atuação de ambulantes na Redenção

Brique será alvo de visita no próximo dia 10

Comissão da Câmara verifica atuação de ambulantes na Redenção | Foto: Nelson Beron / Divulgação / CP
Com o objetivo de verificar a atuação de ambulantes irregulares junto à Feira Ecológica e Feira de Artesanato, na avenida José Bonifácio, ao lado da Redenção, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre fez uma visita na manhã de sábado no local. No próximo domingo, dia 10, a visita será no Brique com o mesmo propósito. “Um relatório será feito com um pedido de providências”, explicou o presidente da Cosmam, vereador André Carús, esclarecendo que o documento será entregue à prefeitura. Na visita de sábado, ele estava acompanhado dos vereadores José Oliboni, que também integra a comissão, e Adeli Sell. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade também participou da vistoria, mas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico esteve ausente.

Além dos ambulantes, o alvo no sábado foi conferir ainda os próprios feirantes e expositores cadastrados, avaliando por exemplo o cumprimento de horário e limpeza do local, além de ouvir as reclamações e sugestões. “Muitos que têm vagas asseguradas não comparecem e abrem espaço para a ocupação dos ambulantes irregulares, gerando conflitos”, constatou. “Não está sendo observado com rigor o horário estabelecido para a desocupação da Feira Ecológica e entrada da Brique de Artesanato, que deve ocorrer às 13h aos sábados, conforme legislação vigente”, complementou.

O vereador André Carús visualizou ainda um “elevado número de flanelinhas no entorno do parque, constrangendo motoristas e intimidando o acesso ao parque” e “muitas atividades comerciais irregulares ocorrendo em todo o parque, como venda de bebidas, alimentos e outros produtos”.

O vereador André Carús percebeu ainda a ocupação do comércio informal no outro lado da avenida José Bonifácio. “A fiscalização está muito falha e inclusive há queixas dos artesões e dos expositores, além dos frequentadores do parque”, acrescentou. “Havia um cara oferecendo shows e apresentações em festas, aniversários e formaturas, com o som altíssimo, no parque. Há um descontrole”, lamentou o presidente da Cosmam. “No próximo domingo certamente vamos nos deparar com uma situação bem pior”, assegurou.

Correio do Povo