person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Consulado dos EUA homenageia representantes da segurança pública do RS

Agraciados foram escolhidos por seu trabalho na promoção da diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade

Cerimônia ocorreu no Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre | Foto: Ricardo Giusti

O Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre homenageou, em cerimônia nesta quinta-feira, seis representantes de instituições ligadas à segurança pública por seu trabalho na promoção da diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade.

O delegado de polícia e coordenador do programa RS Seguro, Antônio Carlos Pacheco Padilha; a procuradora de Justiça Ângela Salton Rotunno; o coronel da Brigada Militar, Vladimir Luis Silva da Rosa, a delegada Andréa de Melo Mattos Reschke; a técnica superior penitenciária e assistente social, Rosane Lazzaroto Garcez; e o professor João Eduardo Reymunde, representante da Secretaria Municipal de Saúde, foram agraciados com o prêmio Champions of the Cause – Public Security Champions of DEIA (siglas em inglês para diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade).

“Hoje temos a oportunidade de fazer uma pausa e reconhecer aqueles que já fizeram muito para avançar o que chamamos de DEIA – especialmente na esfera da segurança pública. Cada um de nossos homenageados se destaca em sua instituição, e em suas respectivas áreas, tendo colaborado para mitigar diferenças, defender direitos e dar voz a grupos vulneráveis”, discursou Douglas Koneff, encarregado de negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.

Andréa de Melo Mattos Reschke, titular da Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre, atende denúncias de intolerância referentes às temáticas de raça, cor, etnia, população LGBT, e PcDs. “Sou delegada há 12 anos, mas sem dúvida nenhuma a locação atual é a mais especial. Temos muito amor pelo que fazemos”, afirmou Andréa, que trabalha na delegacia desde sua inauguração.

Rosane Lazzaroto Garcez recebeu o prêmio graças a seu trabalho de boas práticas junto ao sistema penitenciário. “Estou imensamente honrada com a homenagem. Não é fácil desenvolver uma atividade no sistema prisional, mas eu sou apaixonada pelo que eu faço”, disse a promotora de educação.

O consulado tem realizado parcerias com o governo do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, como foi o caso do programa Sports Diplomacy – Esporte para a Mudança Social. Por meio dessa aliança, oito adolescentes foram selecionados com base nos municípios priorizados pelo RS Seguro e estiveram nos Estados Unidos conhecendo projetos aliando a prática de esportes à liderança comunitária.

Em junho de 2021, o presidente dos EUA, Joe Biden, assinou o documento que lançou a base para que todo o governo norte-americano cultive uma força de trabalho baseada em toda a diversidade da nação e que promova oportunidades de empregos equitativas. A Ordem Executiva reafirma que os EUA são mais fortes quando a força de trabalho da nação reflete as comunidades a que serve e quando nossos servidores públicos possuem todas as ferramentas para promover a igualdade para toda a comunidade norte-americana.

Correio do Povo