person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cor escura do mar não é motivo de preocupação, diz Fepam

Órgão divulgou hoje que água da praia está própria para o banho em Tramandaí

Tom escuro da água não tem relação com o acidente | Foto: Tarsila Pereira
Após a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgar nesta segunda-feira que a água em Tramandaí, no Litoral Norte, está própria para o banho, diversas pessoas já se banhavam no mar. O diretor-presidente do órgão, Carlos Fernando Niedersberg, esclareceu que o tom mais escuro da água não é motivo para preocupação e que não tem relação com o vazamento de óleo ocorrido nessa quinta-feira. “Infelizmente essa cor é uma característica dessa região, mas não tem relação com a contaminação”, explicou.

“A medida de orientação para que as pessoas não entrassem no mar foi de cautela. O momento mais crítico ocorreu na sexta-feira, depois a área foi limpa. O óleo é uma substância simples de detectar, porém nós precisávamos dessa conclusão das análises”, completou Niedersberg.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Marinha e a Fepam começaram nesta segunda-feira a elaborar um laudo sobre o acidente. O documento deverá estar concluído até o final da semana. Ele deve servir de embasamento para o auto de infração ambiental que será encaminhado à Transpetro. Segundo o superintendente regional do Ibama, João Pessoa Moreira, a multa pode ser de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. “O valor será estipulado após a finalização do relatório e dependerá o dano causado”, comentou.

Com base em um relatório encaminhado pela Transpetro e análises próprias, o Departamento de Qualidade da fundação verificou que não há quantidade significativa de óleo no mar. As amostras foram recolhidas no final de semana.


Bookmark and Share

Karina Reif / Correio do Povo