person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dália afirma que lote de leite adulterado já foi retirado de circulação

Empresa divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira

Problema foi constatado após reclamação feita por consumidor | Foto: Marjulie Martini / CP Memória
A empresa Dália, pertencente a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel) divulgou uma nota nesta sexta-feira onde afirma ter retirado de circulação todo o lote de leite que foi identificado com a presença de hipoclorito. A substância, identificada em análise realizada no Lacen, indica a presença de água sanitária no lote 5V4, com data de fabricação em 14 de agosto de 2014 e de validade 14 de dezembro de 2014. O problema foi constatado após a reclamação feita por um consumidor em Santa Maria.

No dia 30 de outubro recebemos a comunicação do SIF (Ministério da Agricultura) de que um consumidor havia enviado uma amostra de leite, envasado em 14 de agosto de 2014, à Secretaria Estadual de Saúde para análise e que, conforme laudo do exame, o leite apresentava problemas de crioscopia (sugerindo presença de água clorada). Assim, nos recomendaram o recolhimento do lote desse leite, o que está sendo feito.

Um lote de leite tem em média 6.000 litros. Nesse lote, especificamente, não tivemos nenhuma outra reclamação, à exceção desse único consumidor.

Durante todo o processo de envase de um lote de leite são realizadas, em média, 22 análises e, nesse lote, todas as análises apresentaram normalidade. É de rotina a empresa reter várias amostras de um lote para possíveis pesquisas. Temos várias amostras desse lote à disposição e todas apresentam normalidade.

Em um processo de envase industrial falhas mecânicas e humanas são possíveis, porém, atuamos com o propósito de evitá-las, num trabalho conjunto de nossa equipe de Controle de Qualidade e de fiscalização do Ministério da Agricultura.
Aos nossos consumidores, asseguramos a continuidade de um trabalho sério, com o objetivo de continuarmos a produzir alimentos seguros, como sempre o fizemos.

Correio do Povo