person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Defesa Civil da Capital atende 195 famílias no Lami em função do excesso de chuva

Mais de 80 árvores e galhos caídos tiveram de ser removidos desde terça na cidade

Órgão monitora nível do Guaíba e não descarta cheia nas Ilhas | Foto: Defesa Civil / Divulgação / CP

Levantamento da Defesa Civil Municipal revela que, até o fim da tarde desta quinta-feira, 195 famílias haviam sido atingidas pelo excesso de chuva no bairro Lami, no Extremo-Sul de Porto Alegre. Cerca de 7,2 mil metros quadrados de lona foram distribuídos até o momento. A população pode acionar as equipes pelo telefone de emergência 199.

O órgão informou que também monitora o nível do Guaíba. No ponto de medição do Cais Mauá, as águas atingiram 1,68m, nesta quinta. A cota de transbordamento é de 3m e a condição atual é de atenção, com possibilidade de emissão de alerta em função das águas que ainda vão escoar dos rios Jacuí, Caí, Sinos, Taquari e Gravataí, todos eles com níveis acima do normal.

De acordo com o diretor-geral da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues, há risco de alagamento para a região do bairro Arquipélago, que reúne as Ilhas Grande dos Marinheiros, das Flores, do Pavão, da Pintada e Mauá. A previsão de retorno das chuvas, no sábado, pode agravar a situação.

Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) prioriza ações em locais que apresentem riscos à população, vias de grande circulação ou que apresentem bloqueio. Da meia-noite ás 17h, as Equipes de Manejo Arbóreo (EMA) atenderam pelo menos 34 casos envolvendo quedas de galhos ou árvores. Entre terça e quarta, o setor contabilizou mais 49 situações.

Equipes de zeladoria urbana do DMLU seguem fazendo a limpeza e o recolhimento do lixo espalhado pelo evento climático. Já o Dmae cuida de casos de alagamento e acúmulo de água. Demandas podem ser encaminhadas pelo telefone 156, do Sistema Fala Porto Alegre.

Rádio Guaíba