person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

DEP faz estudo na rede de drenagem do Túnel da Conceição

Estrutura será mapeada para possíveis desobstruções

Túnel está com rede de drenagem obstruída, o que causa alagamentos | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória
O diretor-presidente do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter, afirmou à Rádio Guaíba nesta segunda-feira que haverá um estudo de sondagem na rede de drenagem do Túnel da Conceição, em Porto Alegre, para saber as características do subsolo e possíveis pontos de interferência que acarretam no acúmulo de água na pista. “Vamos esgotar todas as alternativas para não ter a necessidade de bloquear o túnel. Se houver necessidade, vamos fazer uma obra maior”, informou

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ajuda na operação. A rede interna do túnel será filmada e as imagens analisadas para identificar possíveis áreas de interferência. Segundo Boelter, assim será possível saber quais são os problemas da rede e desobstruir áreas que sofrem com alagamentos sem maiores transtornos ao trânsito.

De acordo com Boelter, caminhões hidrojato a vácuo, que têdm a capacidade de sugar até paralelepípedos, estão sendo usados. Ele afirmou que os trabalhos no local terão a duração de uma semana. “A rede de drenagem do túnel existe há 43 anos e fica a 7 metros de profundidade. Terminada esta primeira fase, acharemos algum conserto pontual a se fazer no túnel”, explicou.

Boelter relatou que desde sexta-feira, quando os trabalhos começaram, já houve a retirada de areia e pedras. “São possivelmente restos de construções”, esclareceu.

Correio do Povo e Rádio Guaíba