person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dez cidades da Metade Sul já decretaram emergência em função da seca

Decisões mais recentes partiram das prefeituras de Cristal e Piratini

Pelo menos dez cidades da Metade Sul do Estado já decretaram situação de emergência alegando perdas com a estiagem. Herval é a única que, até agora, teve o decreto homologado pela Defesa Civil Estadual, conforme o coordenador regional, tenente Charles Luis Rosa da Silveira. Seguem em análise os pedidos de Jaguarão e Canguçu. Pedras Altas, Morro Redondo, Cerrito, Pedro Osório e Santa Vitória do Palmar já enviaram documentos para embasar a solicitação de socorro.

O mesmo deve ocorrer, nos próximos dias, com os municípios de Cristal e Piratini, que confirmaram o decreto de emergência em nível municipal.

Em Cristal, as principais perdas atingem as culturas de milho, soja e feijão, além da cadeia do leite. A segunda safra de milho deve ter perda de 40% no volume de produção. O mesmo ocorre com o milho para silagem. A soja deve ter quebra de 40% e o feijão preto, de 50%. Além disso, em quase todas as localidades do município há relatos de falta de água, e até mesmo o rio Camaquã registra nível abaixo do normal.

Fatores como baixa precipitação pluviométrica no primeiro trimestre e a falta d’água inclusive para o consumo humano também levaram a Prefeitura de Piratini a decretar emergência.

Rádio Guaíba