person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dia do Desafio promove atividades em prol do exercício físico em 485 municípios do RS

Pela segunda vez, Porto Alegre concorreu com a cidade de Campinas, em São Paulo

Chute a Gol levou centenas de pessoas a participar da iniciativa | Foto: Guilherme Almeida

O Dia do Desafio 2019 movimentou 485 municípios gaúchos com a realização de diversas atividades em favor do bem estar. Pela segunda vez, Porto Alegre concorreu com a cidade de Campinas, em São Paulo. Em 2018, gaúchos venceram a competição. O evento na sua 25ª edição teve a proposta de que as pessoas interrompessem suas tarefas rotineiras e praticassem qualquer atividade física por pelo menos 15 minutos.

Um corrida noturna, realizada na quarta-feira, com largada na Rótula das Cuias e percurso pela avenida Beira Rio, em Porto Alegre, deu início, no Rio Grande do Sul, à edição do Dia do Desafio 2019. Os competidores realizaram os percursos de 3, 5 e 10 quilômetros.

No Largo Glênio Peres, o professor Elton Fofonka, do Sesc Protásio Alves, coordenou a apresentação de 10 alunos do judô em uma tenda com tatame de 100 metros quadrados. No local, foi realizada também rodas de capoeira, taekwondo, jiu-jitsu e luta livre.

Na Esquina Democrática, no cruzamento da avenida Borges de Medeiros com a rua dos Andradas, o Chute a Gol, levou centenas de pessoas a participar da iniciativa. Quem acertasse a goleira, o concorrente tinha três oportunidades de chute, ganhava uma camiseta do Dia do Desafio. Ainda no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), brinquedos vão estar à disposição de alunos de escolas municipais e estaduais, como camas elásticas, jogo de cotonetes, touro mecânico, surf mecânico, escalada inflável e high jump individual.

O gerente do Sesc Redenção, Edson Domingues, disse que o evento deste ano também contou, no Rio Grande do Sul, com o Desafio Solidário. "O objetivo foi arrecadar roupas, calçados e cobertores para a Campanha do Agasalho, realizada pelo Governo do Estado", destacou.

Segundo Domingues, a ação ocorreu em forma de competição saudável entre as cidades de Porto Alegre e Campinas. O município que mobilizasse mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence a disputa. No ano passado, a capital gaúcha venceu com 492.786 pessoas integrando as atividades. A cidade de Campinas, em São Paulo,  teve 201.773 pessoas se movimentando. 

Dia do Desafio

O Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental. O gerente do Sesc Redenção, Edson Domingues, destacou que as pessoas de diferentes cidades do Brasil e da América Latina se reuniram para disputar, amistosamente, competições e desafios com objetivo de estimular o corpo.

"A proposta foi que cada cidadão fizesse qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário", explicou.

Segundo a secretária municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (Smdse), Comandante Nádia, o Dia do Desafio incentiva uma vida mais ativa.  "O Sesc é sempre nosso grande parceiro em atividades. Queremos motivar as pessoas que adotem hábitos saudáveis na sua rotina e com isso melhorem a sua qualidade de vida", destacou. Todas as atividades esportivas realizadas ontem nas unidades da Smdse estavam vinculadas ao Dia do Desafio.

Criado no Canadá na década de 1980, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 1995 e, no Rio Grande do Sul, a ação é organizada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras gaúchas. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Desde o ano passado, a proposta é que o Desafio entre cidades seja trienal, ou seja, que os confrontos sorteados em 2018 valem para as edições até 2020. A iniciativa foi realizada este ano em mais de três mil cidades do Continente Americano.    

Cláudio Isaías