person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Direção do Samu rebate críticas de falta de capacitação para condutores de ambulância

Denúncia foi feita pelo presidente da Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho no Samu

Denúncia foi feita pelo presidente da Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho no Samu | Foto: Samuel Maciel / CP Memória
A direção do Samu rebateu as críticas do presidente da Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho do órgão, Paulo Rogério da Silva, dizendo que condutores do serviço médico estão sem curso de capacitação para conduzir ambulâncias. De acordo com a coordenadora geral de Urgência da Secretaria Municipal da Saúde, Fátima Ali, o relato não é verdadeiro.

A servidora explicou que desde 2008 uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) obriga o curso de capacitação de 50h para trabalhar com ambulância e, a cada cinco anos, uma atualização de 16h. Segundo Fátima Ali, todos os 80 condutores do Samu cumprem a exigência e as atualizações ocorrem periodicamente. A próxima está marcada para o fim de novembro. O convênio com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) está ativo desde 2009.

Sobre a aplicação de multas a condutores trafegando com velocidade acima do limite mesmo em atendimento de ocorrências, ela garantiu que são anuladas. Explicou que todas as ambulâncias dispõem de sistema de localização (GPS) e que as ligações são gravadas, o que permite monitorar as ações dos condutores. Silva disse, ao denunciar o caso à Guaíba, que as multas não estão sendo anuladas. “Não temos nenhuma multa por esse motivo”, rebateu Fátima.

A dirigente disse que vai procurar conversar com Silva para entender os motivos das denúncias. “Preocupa que o nosso condutor faça denúncias que não tenham fundamento… as pessoas podem se manifestar, mas que tragam uma contribuição para a comunidade”, completou.

Samuel Vettori / Rádio Guaíba