person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Divulgado calendário de licenciamento veicular em 2015 no RS

Tabela pode ser conferida no site do Detran

Um dia após a divulgação dos valores do IPVA pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), o Detran/RS publicou, no Diário Oficial do Estado, o Calendário de Licenciamento 2015. Os valores das taxas que compõem o licenciamento já podem ser consultados no site do Detran, mas o IPVA antecipado só pode ser pago a partir desta quarta na rede bancária conveniada (Banrisul, Itaú, Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil, para quem é correntista).

O licenciamento do veículo é composto pelo IPVA (imposto estadual recolhido pela Sefaz), Seguro DPVAT (seguro obrigatório administrado pela Seguradora Líder, que pelo segundo ano não vai ser reajustado) e taxa de expedição do documento (recolhida pelo Detran para cobrir os custos de impressão e envio do novo documento).

O seguro DPVAT deve ser pago com a cota única, na antecipação ou no vencimento do IPVA. Informações sobre parcelamento do Seguro DPVAT podem ser acessadas no site www.dpvatsegurodotransito.com.br. A taxa de expedição do documento não pode ser parcelada. As multas vencidas também devem ser pagas para a emissão do documento.

A Portaria 583/2014, do Detran/RS, estabelece a data para pagamento dos débitos do veículo de acordo com o final das placas e a data limite para o veículo transitar com o licenciamento 2013, que cai sempre no fim do mês do vencimento. A tabela pode ser conferida no site www.detran.rs.gov.br.

Após o pagamento das três taxas que compõem o licenciamento anual, mais as eventuais multas vencidas, uma correspondência é enviada por Sedex em até dez dias para o endereço cadastrado.

Em Porto Alegre, após três tentativas de entrega sem sucesso por parte do Correio, o documento permanece 15 dias na unidade de centralização do Correio do bairro do destinatário. Vencido esse prazo, o documento deve ser retirado na rua Siqueira Campos, 1.100. No Interior e na Grande Porto Alegre, após três tentativas de entrega sem sucesso por parte do Correio, o documento permanece na unidade de centralização do correio em cada cidade.

Através da consulta no site do Detran/RS é possível ter acesso ao número do Sedex e link para consulta da situação de entrega junto aos Correios.

Rádio Guaíba