O superintendente regional do Dnit, Allan Magalhães Machado, explicou que o Departamento já vinha realizando as tramitações necessárias desde que foi anunciada a transferência de responsabilidade pela freeway. De acordo com ele, o prazo de 30 dias para que a nova empresa comece a atuar é a expectativa, mas não se trata de uma contratação emergencial.
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Apesar disso, a vencedora do processo já saberá que deixará a administração quando uma nova empresa começar os trabalhos na Rodovia de Integração do Sul (RIS). Formado pelas BRs 101, 290, 386 e 448, o trecho deve ser leiloado no dia 1º de novembro de 2018 e a previsão de início da operação é para fevereiro do próximo ano.
“No momento que a próxima assumir, aí esses contratos são encerrados”, disse. Desde a saída da Concepa, que não teve o contrato renovado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), indicou que o Dnit passaria a ser o responsável pela rodovia.
O superintendente esclareceu que a licitação caracteriza uma medida da administração do Departamento. Isso porque o órgão não conta equipe própria de profissionais para realizar os serviços de manutenção e conservação da rodovia. O processo, ainda segundo ele, foi dividido em dois lotes: um deles referente ao trecho de Eldorado do Sul e o outro até Osório. Ainda não se sabe se será apenas uma empresa a assumi-los ou se haverá mais de uma contratação.
Machado disse ainda que a medida é distinta da tratativa entre o governo do Estado e o Ministério dos Transportes, que faria a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) assumir a freeway, mas que ainda está ocorrendo em Brasília. "Nós, enquanto superintendentes, damos andamento no nosso procedimento comum que hoje é garantir a manutenção e e segurança."
Henrique Massaro