person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Duas baleias são encontradas mortas no Litoral do RS

Na praia de Itapeva, em Torres, animal é da espécie jubarte

Na praia de Itapeva, em Torres, animal é da espécie jubarte | Foto: Divulgação / Instituto Oceano Vivo / CP
 Duas baleias foram encontradas mortas no litoral gaúcho desde o início da semana. Na segunda-feira, um dos mamíferos foi encontrado em Cidreira, ao sul da plataforma. Um dia depois, outra baleia foi avistada na praia de Itapeva, em Torres. As duas são de espécies diferentes e ainda não tiveram determinadas as causas das mortes. Ambos eram machos.

Em Torres, o animal havia sido visto boiando, já sem vida, próximo da praia da Guarita. De acordo com o presidente do Grupo de Estudo de Mamíferos Aquáticos do RS (Gemars), Paulo Ott, a baleia é da espécie jubarte. “Ela possui cerca de 8,5 metros de comprimento e devia ter cerca de um ano”, relatou o biólogo. A espécie encontrada em Cidreira já estaria morta há alguns dias devido ao estado de decomposição. “É provável que se trate de uma baleia de Bryde. Ela tem quase doze metros de comprimento e já estava sem padrão de coloração”, disse Ott. Ele acredita que talvez se trate da mesma baleia que encalhou em dezembro no parque de Itapeva.

De acordo com ele, os dois eventos não tem ligação. Ao contrário dos três casos que ocorreram em julho do ano passado, quando duas baleias encalharam enroladas em redes de pesca, a motivação para os animais aparecerem nas praias é atípica. “Não é época nem de alimentação e nem de reprodução”, alegou o biólogo. Segundo Ott, principalmente no caso da espécie jubarte, que costuma passar longe do Litoral, mostra uma alteração de comportamento.

Mauren Xavier