person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Em ação contra o Aedes, DMLU retira 30 toneladas de lixo no bairro Bom Jesus

Região apresenta alto índice de infestação do mosquito

Ação contra Aedes retira 30 toneladas de lixo da Bom Jesus | Foto: Divulgação / PMPA / CP
A pedido da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou um mutirão de limpeza no Bairro Bom Jesus, zona Leste de Porto Alegre, nessa quarta-feira. Na região, que há três semanas apresenta alto índice de infestação de Aedes aegypti, 20 garis retiraram 30 toneladas de resíduos descartados em locais inapropriados. A ação foi acompanhada por 20 agentes de saúde, que orientaram a população sobre a melhor forma de se proteger do mosquito e evitar que ele se desenvolva.

Para tanto, focos de lixo e de larvas foram eliminados. Na última semana, das 35 armadilhas instaladas no bairro, houve coleta em 20 delas, sendo que em uma única armadilha foram capturadas 41 fêmeas de Aedes aegypti. Esta semana, na mesma armadilha houve a captura de 29 fêmeas.

No total, a Capital soma 872 armadilhas do mosquito, em 27 bairros, incluídas as 47 em fase de instalação no bairro Petrópolis. Em 2016, Porto Alegre já registra cinco casos confirmados de dengue importada. No ano passado, foram 79, em 12 meses. Permanecem em investigação, ainda, nove suspeitas de febre chikungunya (todas notificadas em 2015) e 12 de infecção pelo vírus zika (sete notificações de 2015 e cinco de 2016).

Correio do Povo