person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Em um mês, 200 mil pessoas visitaram a nova orla do Guaíba

Inaugurado em 29 de junho, espaço virou atração em Porto Alegre

50 mil pessoas circulam na orla nos finais de semana | Foto: Cesar Lopes / PMPA / CP
Em um mês, a nova orla do Guaíba foi visitada por 200 mil pessoas. O levantamento da prefeitura de Porto Alegre mostra ainda que, por final de semana, o local recebeu cerca 50 mil visitantes. Desde que foi inaugurada, em 29 de junho, a orla tem sido opção para os porto-alegrenses, que têm aproveitado as tardes de sábado e domingo às margens do Guaíba.

“A orla já era um cartão-postal da cidade e agora está muito mais bonita. Tanto de dia quanto à noite, há muito movimento de pessoas, o que é super legal”, destaca o estudante universitário Andrey da Rocha, de 24 anos. No entanto, ele faz a ressalva de que parte da população ainda não está zelando pelo espaço. “Talvez neste início, com muita gente frequentando, a população esteja meio perdida, espalhando lixo, não respeitando o espaço do outro, mas com o tempo, vá se adaptando”.

A prefeitura firmou parceira com a empresa Uber, que irá adotar o parque urbano da orla, desenvolvendo serviços de limpeza geral, corte de grama, zeladoria e limpeza dos sanitários e vestiários e também manutenção dos pisos e vigilância.

• Prefeitura lança regras para uso da Orla Moacyr Scliar

Trânsito

No primeiro final de semana de inauguração, o entorno da orla registrou congestionamento de até uma hora. Para evitar os transtornos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) criou uma área para embarque e desembarque de veículos particulares, táxis e transporte por aplicativos, na avenida Loureiro da Silva, altura do número 255 (próximo à Câmara de Vereadores).

Para estacionar, além dos estacionamentos privados, os condutores devem ficar atentos à sinalização viária. É proibido estacionar sobre calçadas, portas de garagens, canteiro central e também sobre a ciclovia, além dos espaços destinados às paradas de ônibus. A íntegra das recomendações pode ser conferida aqui.

Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) intensificou o trabalho na região. Cerca de 50 guardas municipais trabalham em esquema de escala aos sábados e domingos, com guarnições e efetivo a pé.

• Segurança na Orla do Guaíba deve ser ampliada com mais 26 câmeras


Mirante

O mirante Olhos Atentos chegou a ser interditado no dia 14 de julho devido ao elevado número de pessoas que estavam utilizando. Por isso, a prefeitura está controlando o acesso no local, que é limitado a 20 pessoas por vez. Placas informando esta determinação já se encontram ao lado do monumento.

Correio do Povo