person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Emergências de Porto Alegre atendem acima da capacidade

Número de pacientes é muito maior do que leitos disponíveis nos hospitais

Hospitais de Porto Alegre estão com super lotação em suas emergências | Foto: Guilherme Testa
Os hospitais de Porto Alegre seguem atendendo acima da capacidade. Enquanto algumas instituições estão com restrições no atendimento nas emergências, algumas ainda conseguem receber novos pacientes. O caso mais grave é o da Santa Casa de Misericórdia. Até o final da manhã desta sexta-feira, o hospital contava com 35 pacientes, tendo apenas 14 leitos disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS).

As duas maiores emergências da Capital com atendimento do SUS, o Hospital de Clínicas (HCPA) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), também estão cheias. Enquanto o último continua recebendo novos pacientes, apesar de ter 112 pessoas em 64 leitos - nessa segunda chegou a 145 pacientes, o primeiro está com o atendimento restrito a casos graves desde o início do mês, atualmente com 151 pacientes em 41 leitos. “O meu atendimento durou cerca de uma hora. Foi rápido e fui bem atendida. Mas a situação está complicada na Emergência. Muita gente está sem leito”, relatou a dona de casa Ivanir Quadros, de 58 anos. Ela é transplantada do próprio HCPA.

A Santa Casa também atende somente casos graves e transplantados. A lotação na Emergência foi incluída na rotina da instituição há cerca de 10 dias. “Meu pai é paciente da oncologia da Santa Casa, e veio para a Emergência ontem (quinta) de manhã. Ele chegou na ambulância da Samu e foi bem atendido desde o início”, afirmou o vendedor Sérgio Silva, de 51 anos.

Marco Aurélio Ruas