person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Emergências de Porto Alegre permanecem superlotadas

Restrição no atendimento do Hospital Conceição sobrecarrega outras unidades

Orientação é para que só se dirija ao hospital quem tiver algum problema grave | Foto: Vinícius Roratto
Ainda em consequência de uma reforma no Hospital Conceição, que restringe o atendimento desde o dia 12 na emergência, as unidades de outras instituições de Porto Alegre seguem superlotadas. Trinta dos 50 espaços estão
interditados para reforma. Por isso, restam apenas 20 vagas, além de leitos de retaguarda. Na manhã desta terça-feira, há 89 pessoas sendo atendidas no local.

O setor do Hospital Santa Clara, no Complexo Hospitalar Santa Casa, destinado a pacientes adultos do Sistema Único de Saúde (SUS), está operando com mais que o dobro da capacidade: o local tem 12 leitos e acomoda 28 pessoas. Três delas aguardam em macas improvisadas no corredor. Ainda há quase uma dezena esperando na recepção.

A mulher de um dos pacientes que espera no corredor, Leda Mosquetta, de 56 anos, disse que sabia que a emergência estava lotada, mas mesmo assim levou o marido Jailson Pereira, de 63, que sofre de problemas nos rins e no coração, para a Santa Casa. “Ele sempre foi atendido aqui e temos muita confiança no hospital. Fiz de tudo para que ele entrasse”, explicou. Os dois chegaram ao setor à meia-noite dessa segunda. Entre os problemas mais frequentes atendidos no local estão os decorrentes da idade, como insuficiência cardíaca.

A situação do Hospital de Clínicas é ainda pior. Com 49 vagas, 138 pacientes adultos são tratados no local, além de dez crianças atendidas em nove leitos. No São Lucas da Puc, a Emergência do SUS tem 21 pacientes para 13 leitos adultos e cinco crianças para seis leitos infantis.

A orientação é para que só se dirija ao hospital quem tiver algum problema grave, como dor no peito, derrame cerebral, dor abdominal com febre, hemorragia digestiva, falta de ar aguda, neoplasias, perda de consciência ou alteração de sinais vitais. Os casos mais simples podem ser atendidos nas unidades de pronto atendimento ou postos de saúde.


 Hospital Santa Clara, no Complexo Hospitalar Santa Casa, tem 12 leitos e acomoda 28 pessoas / Foto: Vinicius Roratto

Bookmark and Share

Karina Reif / Correio do Povo