person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Emissão de visto americano em Porto Alegre se tornará mais ágil

Resposta será dada no mesmo dia, nos atendimentos realizados a partir de 1º de dezembro

Atendimento no consulado norte-americano de Porto Alegre ficará mais ágil | Foto: Guilherme Almeida
O processo de solicitação de visto para os Estados Unidos ficará mais ágil no Consulado de Porto Alegre. A partir do dia 1º de dezembro, as solicitações serão concluídas em apenas um dia e no próprio consulado. Até o final deste mês, os solicitantes ainda terão de passar no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), na avenida Carlos Gomes, para coleta de impressão digital e apresentação de documentos antes de ser encaminhado ao consulado para entrevista. Esse processo demora, pelo menos, dois dias e dificulta a vida de pessoas que não são da Capital.

Segundo a cônsul-geral do Consulado dos EUA em Porto Alegre, Julia Harlan, a mudança reforça o compromisso do governo americano em facilitar os vistos para os gaúchos. “Como dissemos na inauguração, queremos que o consulado dos EUA de Porto Alegre seja o consulado campeão de atendimentos. Ou seja, queremos oferecer o melhor serviço, com rapidez e eficiência”, afirmou.

O consulado na capital gaúcha é o único do país que conta com a mudança no processo de solicitação de visto. Os outros consulados não têm previsão de alteração do processo. “Está muito claro o enorme potencial de cooperação entre o Rio Grande do Sul e os EUA”, disse a cônsul-geral.

O cônsul para Assuntos de Relações Públicas, John Jacobs, explicou que, no novo sistema, o solicitante deverá passar por três guichês. No primeiro, os documentos são verificados, como a foto, o passaporte e o formulário preenchido. No segundo, os mesmos documentos são processados e, no seguinte, é realizada a entrevista com o vice-cônsul.

A resposta se o pedido foi aceito ou negado será dada na hora. “O solicitante pode fazer o processo em um dia”, resumiu. Entretanto, caso a solicitação seja aceita, o passaporte é entregue em até 10 dias.

Casv deverá mudar de nome e de local

O único caso em que a solicitação continuará sendo realizada no Casv diz respeito aos menores de 14 anos e maiores de 79 anos, onde a entrevista poderá ser dispensada. A exceção ocorre, por exemplo, se além da criança os pais também devem solicitar o visto. Neste caso, todos podem ser solicitados juntos ao consulado.

Segundo Jacobs, o Casv deverá se mudar da avenida Carlos Gomes para uma instalação mais próxima do consulado, na avenida Assis Brasil. “O centro ficará a menos de cinco minutos do consulado”, afirmou. A mudança deverá ocorrer até o final de janeiro. O nome do órgão também será mudado. Ele se transformará no Centro de Serviço de Documentos.

Consulado já emitiu 17 mil vistos


Atualmente, o consulado recebe entre 250 e 300 solicitações de visto por dia. “A maioria são gaúchos. Depois são pessoas que vêm de Santa Catarina e do Paraná”, contou Jacobs. De acordo com ele, desde a abertura do consulado, em junho, até o final de setembro, foram mais de 17 mil concedidos no local.

Marco Aurélio Ruas